Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará: Polícia Federal realiza buscas contra suspeito de vazamento da prova do Enem

Ceará: Polícia Federal realiza buscas contra suspeito do vazamento da prova do Enem em redes sociais

Foto: Ascom/ Polícia Federal

A Polícia Federal efetuou dois mandados de busca e apreensão, no Ceará, com o intuito de investigar o vazamento ilegal da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação ocorreu na cidade de Sobral, localizada a 245 km de Fortaleza, nesta quarta-feira (24).

A Operação Limite Virtual foi deflagrada visando instruir uma investigação sobre o vazamento ilícito da prova do Enem. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, atendendo a determinação da Justiça Federal em Sobral, Ceará.

Quinze agentes federais participaram da operação, que teve como foco apurar indícios de crimes relacionados à divulgação ilegal do conteúdo da prova do Enem em redes sociais. O suspeito, residente em Sobral, foi identificado após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) comunicar a ocorrência.

As investigações apontaram para a possível divulgação indevida do tema da redação vinculado ao caderno rosa no exame de 2023, ocorrida durante a aplicação do teste. As ações do suspeito podem configurar, em tese, o crime de fraude em certame de interesse público, sujeito a penas que podem chegar a 8 anos de prisão. O nome da operação destaca a importância de impor limites nas redes sociais.

Leia também | Inep aciona Polícia Federal para apurar suposto vazamento no Enem 2023

Publicidade

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Sair da versão mobile