RECICLAGEM

Coleta seletiva do Metrofor recolhe uma tonelada de resíduos no período de seis meses

Programa tem como objetivo encaminhar os materiais recicláveis coletados pelo Metrofor para processos de reciclagem e reaproveitamento

Compartilhe:
25 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

O programa de coleta seletiva do Metrô de Fortaleza (Metrofor) atingiu a marca de mais de uma tonelada de material reciclável recolhido do meio ambiente, durante o período de julho a dezembro de 2023. A iniciativa “Coleta Seletiva Solidária” recolheu um total de 1.040 quilos de materiais recicláveis. Esses resíduos foram coletados em diferentes pontos, incluindo o edifício-sede em Fortaleza, a Estação Parangaba e o canteiro próximo à Estação Couto Fernandes, localizada no bairro Demócrito Rocha.

Coleta seletiva do Metrofor recolhe uma tonelada de resíduos no período de seis meses
Foto: Divulgação

Realizado em parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), o programa tem como objetivo encaminhar os materiais recicláveis coletados pelo Metrofor para processos de reciclagem e reaproveitamento.

O Metrofor destaca a importância dessa ação para reduzir ou eliminar os impactos negativos no meio ambiente, resultantes do descarte inadequado de materiais passíveis de reaproveitamento. Reforça ainda que a colaboração de todos é essencial para promover a coleta seletiva.

Coleta seletiva do Metrofor

O programa Coleta Seletiva Solidária incentiva os funcionários do Metrofor a realizar a separação adequada dos resíduos domésticos, levando os materiais recicláveis para o edifício-sede, onde são disponibilizadas lixeiras específicas no estacionamento do subsolo. A Socrelp é responsável pelo recolhimento e venda desse material, gerando trabalho e renda para os cooperados.

A Coleta Seletiva Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, estabelecida pelo Decreto Estadual nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. Destaca-se como um exemplo relevante a ser seguido por entidades e órgãos da Administração Pública Estadual, tanto direta quanto indireta, promovendo a destinação correta de resíduos recicláveis em colaboração com associações e/ou cooperativas de catadores. O programa visa à inclusão social e à emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis.

Leia também | Caminhão de carga arrasta fios de energia e derruba árvore em bairro de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.