A disputa interna no PT pela vaga de pré-candidato à prefeitura de Fortaleza ganhou mais uma episódio. Fonte interna do partido afirma que o MDB, de Eunício Oliveira, teria interesse em uma possível ida dela para a sigla. Não há ainda a confirmação de que o próprio Eunício tenha telefonado para Luizianne, mas o contato – e interesse – do partido aconteceu.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Após a chegada de Evandro Leitão ao PT, a hoje deputada federal Luizianne Lins tem reforçado a campanha para ser ela a pré-candidata, visto que Evandro ganhou muito espaço e, certamente, recebeu promessas de que seu nome seria considerado para a vaga.
Em dezembro, quando a ida do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) para o partido de Luizianne era quase certa, a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza publicou vídeo com apoio de outras pré-candidatas pelo partido como Maria do Rosário, de Porto Alegre-RS e Natália Bonavides, de Natal-RN.
Eunício quer Luizianne no MDB
O que teria despertado o interesse do MDB em sondar a ex-prefeita para compor seus quadros foi o mais recente episódio de desagrado por parte da petista. Em 19 de janeiro, o presidente Lula veio a Fortaleza para lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Evento contou com a presença de autoridades como o Ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Vários nomes petistas locais estiveram no palanque, inclusive o recém-chegado Evandro Leitão. No entanto, Luizianne não estava lá.
Justificativa
A assessoria da parlamentar justificou a ausência relembrando uma proibição de acesso ao palco do evento onde estava o presidente na última visita petista ao estado.
Resposta de cima
O Palácio do Planalto, por sua vez, respondeu dizendo que o nome da deputada constava no cerimonial e havia lugar para ela na solenidade.
Relação MDB e PT
Apesar do movimento do MDB em ventilar uma possibilidade de Luizianne ir para o partido, essa troca seria algo impensável para muitos, já que ela é uma petista “raíz” e tem no PT seu único partido, desde que entrou na política em 1989.
Por outro lado, é importante lembrar que o MDB faz parte do grupo aliado ao governador Elmano de Freitas. Ou seja, existe uma relação política próxima entre os “caciques” do PT e MDB estaduais.
Em novembro último, em entrevista ao jornalista Tiago Lima, da Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, a ex-prefeita explicou os motivos pelos quais acredita ter o “direito natural” de ser a candidata nestas eleições.
“Quando o PT estava em dificuldades eu enfrentei as eleições. Eu visitei o presidente Lula na cadeia várias vezes e ele me disse que eu fosse a candidata pra cumprir tabela nas outras eleições, que o PT precisava de mim. Agora, que estamos com presidente e governador eu não serei a candidata?”, questionou.
Definição
A decisão do nome que vai disputar o Palácio do Bispo pelo PT sai em breve. O presidente do partido na capital, Guilherme Sampaio, afirmou que a escolha será definida até o dia 30 de março de 2024, em assembleia.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<