Ícone do site Portal GCMAIS

Professores de Fortaleza aprovam estado de greve por reajuste salarial e buscam acordo com a Prefeitura

Professores de Fortaleza aprovam estado de greve por reajuste salarial e buscam acordo com a Prefeitura

Foto: Divulgação/Sindiute

Os professores da rede pública de Fortaleza aprovaram, nesta segunda-feira (29), estado de greve pela cobrança do reajuste salarial estimado em 10,09%. A assembleia realizada pelo Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) ocorreu na Escola Municipal de Tempo Integral Filgueiras Lima, no bairro Jardim América, na Capital.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Até o momento, não houve propostas da Prefeitura de Fortaleza. Nesta tarde, está prevista uma audiência da gestão municipal com representantes dos professores, no Paço Municipal, para discutir o reajuste. Uma nova assembleia da categoria foi marcada para esta terça-feira (30), às 8 horas, primeiro dia de volta às aulas.

Em publicação nas redes sociais, a classe diz que acompanha o caso com “profunda preocupação e indignação”, acusando a gestão municipal de “negligência”.

“Durante todo o mês de janeiro, aguardamos uma audiência com a Prefeitura, inclusive utilizando meios de comunicação para cobrar esse diálogo essencial. No entanto, mais uma vez, fomos desapontados pela inércia do prefeito [José Sarto], que não iniciou as negociações antes do início do calendário letivo. Esta atitude irresponsável pode resultar no adiamento do início das aulas, afetando toda a comunidade escolar”. Além disso, repudiamos o confisco de 14% do salário dos aposentados, e exigimos a devolução imediata desse valor. O pagamento do precatório, que está travado desde 2015, é uma dívida que o Prefeito José Sarto precisa honrar”, diz o comunicado.

Publicidade

Professores de Fortaleza aprovam estado de greve

A Prefeitura de Fortaleza aponta que houve um aumento real de 20% na folha salarial dos professores em 2023. Além disso, a gestão argumenta ter superado as obrigações constitucionais, destinando 27,5% da receita para a área de Educação.

“Desde 2021, foram promovidos 1.821 professores, com investimento superior a R$ 11 milhões. Outras iniciativas incluem um plano de carreira com vantagens como redução da carga horária e programas de pós-graduação financiados para os servidores do magistério”, disse em nota.

Leia também | Inscrições para o Prouni 2024 iniciam nesta segunda (29) e vão até quinta (1º)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 
Sair da versão mobile