Ícone do site Portal GCMAIS

Documentário cearense ganha dois prêmios no festival de cinema de Natal

Documentário cearense ganha dois prêmios no festival de cinema de Natal

Foto: Divulgação

O documentário cearense “Tereza e Bruno”, que narra a saga de um filho para cuidar da mãe vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ganhou dois prêmios no festival de cinema de Natal, ocorrido nos últimos dias 24, 25 e 26 de janeiro. A produção foi eleita “melhor filme” tanto pelo público quanto pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCIRN).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Prêmio da Crítica é concedido a obras que “investem em novas linguagens e impulsionam o trabalho das novas gerações”. Neste ano, apenas duas foram agraciadas. Ao todo, 20 filmes formaram as duas mostras do festival, uma só com obras norte-rio-grandenses (Cine Verão Poti) e outra com trabalhos de oito estados e Distrito Federal, sendo quatro do Nordeste (Cine Verão Brasil).

“Tereza e Bruno” era o único representante cearense na disputa. “Vencer por escolha do público e da crítica especializada acho que diz muito sobre como o filme tem sido recebido por onde passa. As pessoas se identificam e se emocionam porque a história é muito visceral. É a vida real acontecendo ali, na tela. A gente fica feliz porque, afinal, cinema é pra isso mesmo: pra ser visto por gente”, afirma a diretora do documentário, Rosane Gurgel.

“Esse trabalho foi feito em meio à pandemia de coronavírus e exigiu de toda a equipe um cuidado especial com a dona Tereza, porque ela tinha 92 anos na época e condição dela, de paciente crônica e acamada, inspirava mais atenção mesmo. Foram dois dias de trabalho em 2020, numa época em que sequer havia vacina. A confiança que a família teve na gente foi fundamental pra tudo dar certo”, complementou a cineasta.

Documentário cearense vence festival de cinema de Natal

As entrevistas e imagens foram feitas na casa de Tereza e Bruno, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza. Desde o lançamento do filme, em novembro de 2022, a produção acumula oito prêmios, sendo dois de festivais internacionais.

Publicidade

“Apesar de ter como pano de fundo uma história de dor, porque cuidar de uma pessoa sequelada de AVC é muito doloroso, o documentário não se resume a isso. Acho que a grande sacada é essa: mostrar que o amor é maior do que qualquer desafio sem romantizar a condição da minha mãe. O resultado ficou sensível e forte”, avalia Bruno de Castro.

PRÊMIOS JÁ CONQUISTADOS POR “TEREZA E BRUNO”:

Melhor Trilha Sonora – OFF Pocket
Melhor Documentário – Cinephiles Choice Awards
Melhor Filme – 6ª Mostra de Cinema de Fama
Menção Honrosa – Bee Film Festival
Melhor Roteiro – Festival Internacional de Cinema – CineMaz
Melhor Curta Documentário – International Independent Film Awards
Melhor Filme – Cine Verão Brasil
Prêmio da Crítica – Cine Verão Brasil

FICHA TÉCNICA:

Direção e roteiro: Rosane Gurgel
Produção: Danielle Falcão e Rosane Gurgel
Fotografia: Helton Vilar
Edição e montagem: Helton Vilar
Trilha sonora original: Jean Nands
Som: Fábio Xavier
Ano: 2022
Personagens: Tereza Brito, Bruno de Castro e Socorro Dantas
Produção Audiovisual: Comunik Filmes

Leia também | Com Pré-Carnaval, Dragão do Mar divulga programação de fevereiro; confira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  
Sair da versão mobile