A secretária-executiva do Ministério da Educação e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, irá se filiar ao PSB no próximo domingo (4) durante um evento que contará também com a presença do senador Cid Gomes e aliados.
Izolda estava sem partido desde 2022, na ocasião da saída do PDT logo depois de Roberto Cláudio ter sido escolhido como candidato ao Governo do Ceará.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A filiação acontece junto a Cid Gomes e seu grupo político, composto atualmente por 43 prefeitos, 10 deputados estaduais e quatro federais. Nomes de lideranças do partido que devem estar presentes ao evento são o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e o prefeito de Recife, João Campos (PSB).
Racha no partido desde eleição de 2022
A escolha de Roberto Cláudio acabou causando um racha no PDT e no PT que lançou candidatura própria com Elmano que foi eleito ainda no primeiro turno como governador do Ceará.
Desde o racha, Izolda continuou perto de seu companheiro de Abolição, Camilo Santana, e dos petistas. Seu nome chegou a ser citado como uma das possibilidades para assumir o MEC. Na gestão Lula, a ex-governadora adotou uma postura de executiva, técnica, evitando os temas da política partidária e eleitoral.
Possíveis candidaturas de Izolda Cela no Ceará
O nome de Izolda tem sido colocado como uma possível candidata à Prefeitura de Sobral. Lá, ela teria o apoio de Ivo Gomes, atual gestor, outro quadro pedetista que está de mudança para o PSB. Ivo não é o único. Mais de 40 prefeitos devem trocar um partido pelo outro no fim de semana, mais de 100 vereadores e nomes fortes, como o de Izolda.
Além de Sobral, o nome de Izolda também vem sendo citado como possível opção à candidatura à prefeitura de Caucaia, principalmente após o anúnciou de desistência da reeleição de Vitor Valim (PSB).
Leia também | Cid Gomes afirma que vai procurar Lula após convite para se filiar ao PT