A avenida Filomeno Gomes, em Fortaleza, terá a velocidade máxima readequada para 50 km/h. A mudança faz parte de um conjunto de ações de segurança viária na via, importante corredor do bairro Jacarecanga.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco para mortes no trânsito. Um levantamento do órgão aponta que a readequação já reduziu em 68,1% o quantitativo de sinistros fatais nas outras vias contempladas com a mudança. O ajuste de 60 km/h para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance do pedestre sobreviver em casos de atropelamento.
Readequação de velocidade na Av. Filomeno Gomes
A via também recebe nova sinalização horizontal, fechamento de canteiros para reduzir conflitos veiculares, ações de limpeza, poda, capina, semáforo com tempo para pedestres e ciclistas, e uma calçada viva no cruzamento com a Francisco Sá para proteger quem anda a pé.
Entre os serviços executados, há uma nova ciclofaixa unidirecional sendo instalada junto ao canteiro central em ambos os sentidos da via no trecho entre as avenidas Leste-Oeste e Francisco Sá. Com 0,8 km de extensão, a infraestrutura conectará a ciclofaixa existente na Av. Francisco Sá à ciclovia da Av. Leste-Oeste.
Ao final da implantação, a cidade passará a contar com 436,1 km de estrutura para o ciclista, incluindo ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas ou passeios compartilhados. A Capital deve alcançar a marca de 500 quilômetros de infraestrutura até dezembro deste ano.
Leia também | Inscrições para concurso da saúde de Fortaleza começam nesta segunda-feira (5); salários são de até R$ 18 mil