Ícone do site Portal GCMAIS

Pré-Estação Chuvosa fica cerca de 25% abaixo da média no Ceará, diz Funceme

Ceará começa a entrar no período mais quente do ano

Foto: Reprodução

A Pré-Estação Chuvosa no Ceará do ciclo 2023/24 ficou abaixo da média em 25% no Ceará, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (5) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No período que compreende os meses de dezembro e janeiro, as precipitações somaram 96,7 milímetros, quando a normalidade é de 129,9 mm. A diferença representa um desvio negativo de 25,5%.

As precipitações mais escassas, que coincidiram com as previsões da Funceme, se deram, principalmente, pelo número reduzido de sistemas indutores de chuva, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), assim como a presença do do fenômeno El Niño.

Temperaturas

O Ceará deve permanecer sob condições predominantemente estáveis, com altas temperaturas até a próxima quarta-feira (7), conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Publicidade

De forma geral, a tendência é de céu com poucas nuvens em todas as macrorregiões. Porém, esperam-se chuvas pontuais de fraca intensidade.

A Funceme indica registros na Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri entre a tarde e a noite desta segunda (5). Pra terça (6) e quarta, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com maiores chances de precipitações na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sertão Central e Inhamuns.

Calor e altas temperaturas no Ceará

A predominância de tempo estável deve favorecer temperaturas elevadas no estado, com máximas de até 40ºC na região da Jaguaribana, do Sertão Central e Inhamuns e da Ibiapaba.

Em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), temperaturas máximas de até 34ºC e mínimas de 27°C.

Leia também | Ceará segue com poucas nuvens, máximas de cerca de 38ºC e baixa umidade

Sair da versão mobile