Comemora-se no dia 5 de fevereiro, nesta segunda-feira, o Dia do Dermatologista, profissional responsável por cuidar e orientar sobre cuidados com a pele, o maior órgão do corpo humano. Conheça as principais precauções que devem ser tomadas para a exposição solar, principalmente em locais mais quentes, como no Ceará.
Conforme a dermatologista Renata Timbó, o cuidado mais importante é sempre usar o protetor solar, que previne envelhecimento precoce e queimaduras, reduzindo ainda as chances de desenvolvimento do câncer de pele. “Além da estética, ele atua diretamente na nossa saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente do Brasil, pelo nosso sol e a incidência do nosso clima”, explica ela.
A médica destaca ainda que o estado do Ceará não tem um inverno de fato e que a incidência de raios solares é intensa o ano todo, mesmo nos dias nublados. Com isso, é importante não interromper o uso do protetor mesmo quando não se tem sol quente, uma vez que a pele continua exposta aos riscos de um dia com céu aberto. Ela lembra que hoje em dia há protetores apropriados para diferentes tipos de pele, mais secas ou mais oleosas.
É preciso ainda atentar para possíveis alterações na pele, para identificar problemas de saúde antes que eles se agravem. Deve-se prestar atenção a manchas e sinais que mudem de cor, que aumentam ou mudam de figura ou adquirem diferentes tons. “Tem que ficar atento àquele sinal que sangra, que tá avermelhado, que mudou o padrão… Tem que ficar atento a essas alterações de sinais ou ao surgimento de novos sinais, também”, finaliza.
Leia também | Principais cuidados com a pele, dos 20 aos 60+
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<