Conteúdo aborda a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza, destacando prédios que foram derrubados, outros que estão sem conservação e os preservados que hoje têm outras finalidades
‘Memória Concreta’: TV Cidade Fortaleza estreia série de reportagens especiais nesta terça-feira (6)
A partir desta terça-feira (6), o Jornal da Cidade, da TV Cidade Fortaleza (canal 8.1) estreia a série de reportagens especiais “Memória concreta”. O conteúdo aborda a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza, destacando prédios que foram derrubados, outros que estão sem conservação e os preservados que hoje têm outras finalidades.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A produção especial traz um recorte sobre os prédios tombados que são utilizados para atividades diferentes daquelas para as quais foram criados. Alguns, como a casa do Barão de Camocim e o Palácio do Bispo, na capital cearense, perderam a função original e abrigam outros projetos. Já o Theatro José de Alencar e o Cine São Luiz seguem firmes no propósito de levar arte ao público.
A série também mostra dois patrimônios que são tombados, mas sem restauro. Um deles é o Lord Hotel, que seria sede da Câmara de Vereadores de Fortaleza, como parte do processo de revitalização e resgate da memória do Centro de Fortaleza. O prédio onde funcionava o Museu do Ceará também está abandonado, com pichações na fachada. O objetivo é revelar o que o poder público pode fazer para valorizar esse espaço.
Além disso, a produção conta ainda como o abandono acaba com a memória arquitetônica da cidade. Um exemplo disso é o Edifício São Pedro. Em ruínas, o prédio já foi sinônimo de luxo e imponência na cidade que é a mais procurada durante a alta estação no país. Diversos pedidos de tombamento foram feitos às autoridades mas, até o momento, sem sucesso. As reportagens mostram como funciona esse processo e o que é levado em conta para que um prédio seja ou não tombado.
Já a última reportagem da série “Memória Concreta” revela como a falta de preservação de prédios históricos transformou as características da cidade, já que muitos foram destruídos. Por outro lado, há quem viva para preservar essa memória com trabalhos de pesquisa.
O Jornal da Cidade é exibido de segunda-feira a sexta-feira, de 19h15 às 19h55.
Leia também | Av. Filomeno Gomes terá velocidade reduzida para 50km/h em Fortaleza
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.