O PT Fortaleza, em resolução da executiva municipal, fechou definições sobre o processo de escolha da candidatura do partido para disputar a Prefeitura na eleição deste ano. A sigla formalizou, em encontro realizado nesta segunda-feira (5), que terá candidatura própria, como já vinha sendo antecipado.
Conforme o documento, a direção municipal da legenda decidiu que um grupo de trabalho vai submeter até o final deste mês uma proposta de calendário para o processo de escolha do nome. Além disso, ficou definido que a executiva municipal do PT e os demais partidos da Federação Brasil da Esperança (PV e PCdoB) vão compor um grupo técnico para sistematizar subsídios para construir o programa de governo da candidatura.
Atualmente, há cinco nomes postos dentro do partido para se lançar à eleição: a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins, a deputada estadual Larissa Gaspar, o ex-deputado Artur Bruno, o deputado e presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão.
As principais discussões giram em torno dos nomes de Luizianne – que, além de já ter sido prefeita da cidade por dois mandatos, também foi a candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza nas duas últimas eleições municipais – e Evandro, que é recém-chegado no partido e conta com apoio do ministro da Educação Camilo Santana e do senador Cid Gomes.
Há expectativa de que o governador Elmano de Freitas tenha peso nessa decisão. A situação de Elmano é considerada delicada na disputa interna, uma vez que ele iniciou sua atuação na vida pública apadrinhado por Luizianne, na gestão de Fortaleza, mas também é próximo de Evandro e tem fidelidade a Camilo. O governador tem evitado tomar partido, destacando que o PT tem boas opções de todos os lados para a disputa.
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Luizianne lança pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza: “Por uma cidade de muito mais amor”