Ícone do site Portal GCMAIS

Professores de Fortaleza encerram paralisação; aulas nas escolas municipais retornam na quinta-feira (8)

Professores de Fortaleza suspendem paralisações e planejam novas estratégias de mobilização

Foto: Reprodução

Em assembleia-geral, nesta quarta-feira (7), os professores da rede municipal de Fortaleza decidiram pela suspensão da paralisação da categoria e optaram por prosseguir com protestos mensais ao longo do ano. A informação foi divulgada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute). As aulas nas escolas municipais já retornam nesta quinta-feira (8).

Após avaliar as negociações com a Prefeitura, que resultaram no reajuste salarial de 4,62%, a incorporação de parte da regência de classe ao salário base e outros ajustes, os educadores optaram por suspender as paralisações da categoria. Em vez disso, decidiram pela continuidade das mobilizações, programando protestos mensais ao longo do ano.

Embora tenham sido conquistados avanços, como o aumento salarial e melhorias nos benefícios, os professores deliberaram por continuar lutando por demandas não atendidas nesta primeira fase de negociações. Entre as reivindicações pendentes estão a total incorporação dos 14,5% restantes da regência de classe, licença-prêmio e anuênio para os professores aprovados no último concurso, entre outras.

Professores de Fortaleza encerram paralisação

Como parte das estratégias para alcançar esses objetivos, os trabalhadores elaboraram um calendário de mobilizações e planejam enviar projetos de lei à Câmara Municipal de Fortaleza para restabelecer direitos anteriormente garantidos. A primeira proposta legislativa, que trata da reintegração da licença prêmio e do anuênio para todos os servidores, começará a tramitar ainda nesta semana no Legislativo.

A presidenta do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, destacou a importância da mobilização dos professores e enfatizou o compromisso da categoria em continuar lutando por seus direitos. “Juntas e juntos mostramos que somos a maior força sindical do nosso estado e talvez do nosso país. Vamos continuar mobilizados para conquistar todas as nossas reivindicações. Seguimos na resistência até a vitória final”, ressaltou a dirigente.

Publicidade

Leia também | Governo amplia limite de isenção do Imposto de Renda em dois salários mínimos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile