Ícone do site Portal GCMAIS

‘Fraternidade e Amizade Social’ é o tema da Campanha da Fraternidade 2024

'Fraternidade e Amizade Social' é o tema da Campanha da Fraternidade 2024

Foto: Divulgação/CNBB

A Campanha da Fraternidade de 2024 tem início em todo o Brasil na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A Arquidiocese de Fortaleza realizará o lançamento da campanha à imprensa na próxima quinta-feira (15), no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, no centro da capital.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval, o arcebispo preside a celebração eucarística de abertura da Campanha da Fraternidade em nível arquidiocesano na Catedral Metropolitana. Nesse dia a Igreja inicia o tempo litúrgico da Quaresma, são 40 dias de preparação para a Páscoa.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade, pela 60ª vez, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2024, a Coleta será realizada no dia 24 de março. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

Publicidade

Campanha da Fraternidade 2024

O cartaz, criado pelos jovens de Brasília (DF) Samuel Sales e Wanderley Santana, apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida.

A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade.

O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

Leia também | Concurso do Iplanfor: inscrições começam nesta sexta-feira (9); confira os detalhes

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile