Cerca de 85 cidades cearenses estão sob aviso de chuvas intensas, conforme alerta emitido na manhã desta segunda-feira (12) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O grau de severidade é “perigo potencial” e vale até as 10h de amanhã, terça-feira (13).
Os riscos potenciais apontados pelo instituto são chuva de entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os municípios cearenses afetados estão no noroeste do Ceará, norte do Ceará, sul do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza, além do sertão cearense.
Vejas as 85 cidades cearences que recebem o novo aviso de chuvas
- Acaraú
- Aiuaba
- Alcântaras
- Amontada
- Apuiarés
- Ararendá
- Arneiroz
- Barroquinha
- Bela Cruz
- Boa Viagem
- Camocim
- Campos Sales
- Canindé
- Caridade
- Cariré
- Carnaubal
- Catunda
- Caucaia
- Chaval
- Coreaú
- Crateús
- Croatá
- Cruz
- Forquilha
- Frecheirinha
- General Sampaio
- Graça
- Granja
- Groaíras
- Guaraciaba do Norte
- Hidrolândia
- Ibiapina
- Independência
- Ipaporanga
- Ipu
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapajé
- Itapipoca
- Itarema
- Itatira
- Jijoca de Jericoacoara
- Madalena
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Meruoca
- Miraíma
- Monsenhor Tabosa
- Moraújo
- Morrinhos
- Mucambo
- Nova Russas
- Novo Oriente
- Pacujá
- Paracuru
- Paraipaba
- Parambu
- Paramoti
- Pedra Branca
- Pentecoste
- Pires Ferreira
- Poranga
- Quiterianópolis
- Reriutaba
- Salitre
- Santana do Acaraú
- Santa Quitéria
- São Benedito
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
- Senador Sá
- Sobral
- Tamboril
- Tauá
- Tejuçuoca
- Tianguá
- Trairi
- Tururu
- Ubajara
- Umirim
- Uruburetama
- Uruoca
- Varjota
- Viçosa do Ceará
Equipe multisetorial da Prefeitura de Fortaleza realiza monitoramento das chuvas
Uma força-tarefa formada por órgãos que já atuam nas ações de prevenção aos efeitos da chuva na cidade de Fortaleza como Defesa Civil, secretarias da Infraestrutura, Gestão Regional e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, estiveram reunidos neste domingo (11) para monitorar o andamento de tudo que está sendo feito nas áreas mais atingidas pela chuva deste final de semana. O encontro dos órgãos que estão a frente desta força-tarefa aconteceu na Central de Operações Integradas, no local, foi apresentado um balanço das ocorrências nas últimas 24 horas e planejamento de estratégias para resguardar a população mais afetada.
Antes do início da quadra chuvosa, áreas como segurança, infraestrutura, saúde e trânsito já realizavam intervenções em toda a cidade e agora seguem com as ações para garantir a segurança da população em meio à grande quantidade de chuva.
O secretário da Gestão Regional, Ferruccio Feitosa, pontuou algumas dessas ações pré e pós o período de chuva realizadas em Fortaleza. Segundo o gestor da pasta, em 2021, foi criado um comitê operacional para cuidar da questão da quadra chuvosa. “Apenas do final do ano passado até hoje nós fizemos mais de 300 limpezas nos nossos recursos hídricos, retirando mais de 50 mil toneladas de resíduos. Por conta desse trabalho é que não temos nenhuma ocorrência grave na cidade. Tivemos 35 chamados sobre quedas de árvores e todos já foram resolvidos”, reforçou.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Chuvas causam falta de energia em bairros de Fortaleza