Ícone do site Portal GCMAIS

Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do grupo Magazine Luiza

Luiza foi a mulher que deu o nome ao 'Magalu' e morreu nesta segunda-feira (12) aos 97 anos em Franca (SP)

Foto: Reprodução

Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (12) em Franca (SP). Ela morreu em casa, por causas naturais e tinha 97 anos. Conhecida por ter sido uma vendedora popular no interior de São Paulo, foi Luiza Trajano Donato que fundou a primeira unidade do grupo Magalu, em 1957. Hoje o grupo faz parte de uma das maiores redes varejistas do país, e é comandado por sua sobrinha, a empresária Luiza Helena Trajano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A fundadora do grupo nasceu em Cristais Paulista (SP) no dia 20 de setembro de 1926. Criada por uma família de comerciantes, Luiza logo se mudou para a cidade vizinha, Franca, onde ficaria marcada sua trajetória profissional.

Mas foi aos 31 anos, que a empresária se casou com Pelegrino José Donato. Juntos investiram as economias de anos de trabalho para montar seu próprio negócio.

Em comunicado publicado nas redes sociais da Magazine Luiza, uma postagem com a foto de Luiza Trajano Donato, lamentou com muita tristeza no coração, o falecimento de Luiza Donato.

Publicidade

“Em uma época em que as mulheres eram criadas para se dedicarem, exclusivamente, à casa e à família, ela ousou ao batalhar para realizar o sonho de empreender. Ao lado de seu marido e companheiro de vida, Pelegrino José Donato, comprou a Cristaleira, uma loja de presentes localizada no centro de Franca, que logo seria rebatizada pelos fregueses de Magazine Luiza, e que seria o grande legado deixado por Luiza Trajano Donato”, diz o texto publicado pela assessoria de comunicação da empresa.

Foi assim que “Tia Luiz” deu as boas-vindas aos funcionários das primeiras 50 lojas abertas simultaneamente na cidade de São Paulo, em 2008:

“Quero pedir a vocês, como boa vendedora que fui, para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio. Atender com todo carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum. Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sempre sinceros e honestos.”

Luiza Trajano Donato tinha um jeito simples e inspirador. Ainda segundo a nota, foram os próprios clientes que influenciaram na criação da personagem Lu, do Magalu, que hoje é um ícone da marca. “foi inspirada na Dona Luiza. A ideia inicial foi chamá-la de Tia Luiza, tamanha era a admiração e o carinho que os colaboradores tinham por ela” continuou.

Luiza Trajano Donato não teve filhos. Durante quase toda a vida dividiu amor, atenção e energia entre o Magazine Luiza e sua família. No início da década de 90, escolheu uma sobrinha – Luiza Helena Trajano – como sucessora. A empresa criada por Tia Luiza demonstrou, ao longo de seus mais de 65 anos, uma incrível capacidade de se transformar, se renovar sem abrir mão de seus valores. E, assim, perenizar o sonho e cumprir a missão de sua fundadora.

Leia também |Casa de vendedora ambulante desaba na Praia de Iracema

Sair da versão mobile