Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem alerta vermelho para chuvas intensas nesta quinta-feira (15)

Chuvas ficam dentro da média histórica no Ceará no mês de junho, diz Funceme

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuvas intensas válido para 77 municípios do Ceará, que inclui descargas elétricas. Além disso, mais de 100 municípios estão com porções do território em alerta amarelo, com perigo potencial de chuvas intensas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em Fortaleza, que está na segunda categoria, há expectativa de precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica é baixo, mas não são descartados registros de quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta fica válido até esta quinta-feira (15).

Nos 77 municípios em alerta vermelho, as chuvas podem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia, além de haver alta possibilidade de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Além disso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galho de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Noroeste Cearense, Norte Cearense, Sertões Cearenses e Região Metropolitana de Fortaleza são algumas das áreas que serão impactadas pelas chuvas. Amontada, Apuiarés, Camocim, Massapé, Santa Quitéria, Sobral, Viçosa do Ceará são algumas cidades que estão em alerta vermelho.

Já o alerta amarelo, com menos riscos, mas que ainda exige cautela, atinge áreas do Sul Cearense, nos Sertões Cearenses, no Centro-Sul Cearense e na Região Metropolitana de Fortaleza. Alguns municípios que estão em alerta amarelo são Aquiraz, Aracati, Baturité, Beberibe, Caucaia, Cascavel, Eusébio, Guaramiranga, Icapuí, Pacoti e Fortaleza.

Publicidade

Para as cidades em alerta amarelo, as recomendações são:

Funceme também prevê chuvas para o Ceará até sexta (16)

Conforme previsão elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre quarta (14) e quinta-feira (15), as precipitações deverão ocorrer, principalmente, no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns e na Região Jaguaribana, onde são esperados registros mais abrangentes e mais fortes no período da tarde e da noite.

No caso da faixa litorânea, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana, as chuvas são aguardadas para madrugada e manhã. As precipitações têm relação com áreas de instabilidade provenientes do oceano Atlântico, bem como efeitos de brisa (correntes de ar entre o continente e o mar), combinação de temperatura, umidade e relevo.

Em relação às temperaturas, são esperadas máximas em tono dos 35ºC, principalmente no Sertão Central e Inhamuns.

Leia também | Projeto para implantação de ônibus 100% elétricos em Fortaleza é enviado à Câmara

Sair da versão mobile