A apresentadora Ana Luiza Guimarães, conhecida por seu trabalho como titular do programa ‘RJ2’ e âncora ocasional do ‘Bom Dia Brasil’ e ‘Jornal Nacional’, compartilhou uma postagem nostálgica em seu Instagram, relembrando os dias em que cobria os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. A seguir, entenda mais as críticas da cobertura do Carnaval da Globo.
Na legenda, Ana Luiza expressou sua saudade pela adrenalina desses momentos. A seleção de fotos apresentava não apenas registros dela mesma, mas também de outros veteranos da cobertura do Carnaval, incluindo colegas demitidos pela Globo e técnicos que trabalham nos bastidores.
Entretanto, a publicação de Ana Luiza provocou protestos em relação ao formato da transmissão deste ano. A ausência de repórteres do jornalismo durante os desfiles em São Paulo e no Rio, juntamente com a participação de vários influencers sem experiência em coberturas jornalísticas, gerou críticas dos espectadores.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiu um comunicado de repúdio à cobertura dos desfiles de Carnaval pela Globo em 2024, destacando a falta de informações relevantes e o despreparo dos apresentadores. Os telespectadores expressaram sua insatisfação nas redes sociais, condenando a falta de profundidade nas informações transmitidas, incluindo o histórico das escolas de samba e problemas ocorridos durante os desfiles.
A transmissão deste ano foi uma parceria entre as áreas de entretenimento e esporte da emissora, o que permitiu mais flexibilidade com publicidade, algo não permitido na esfera jornalística. No estúdio, a comunicação com os participantes na avenida foi coordenada por Karine Alves e Alex Escobar, mas influenciadores foram responsáveis por essa interação. A Fenaj criticou essa escolha, apontando o despreparo e a falta de informação dos apresentadores, resultando em erros durante a transmissão.
Leia também | Entenda o que é o Valentine’s Day, comemorado nesta quarta-feira (14)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<