A Prefeitura de Fortaleza contabilizou 5,4 toneladas de lixo reciclável coletado por catadores credenciados durante o Ciclo Carnavalesco 2024, englobando os fins de semana de Pré-Carnaval e o período do Carnaval em si, na cidade. A ação integra o projeto Re-ciclo, da gestão municipal, que é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor.
Levando em conta apenas o período do Carnaval, foi coletada uma quantidade de 1,2 tonelada de material reciclável, com os trabalhos, nesse caso, tendo se concentrado no sábado e no domingo, no Aterrinho da Praia de Iracema.
Conforme a gestão municipal, apenas o primeiro fim de semana de Pré-Carnaval gerou aproximadamente R$ 29 mil em renda para associações de catadores credenciadas.
“Tivemos a participação de 28 catadores durante todo o ciclo, nos polos do Mercado dos Pinhões, da Praça do Ferreira e da Praia de Iracema. Com a coleta, conseguimos gerar R$ 29 mil para os catadores, com a renda direta, referente às diárias pelos serviços prestados, e com a renda indireta, correspondente à venda dos materiais coletados. E, com isso, continuamos no caminho da realização de eventos sustentáveis”, explica Nirlania Diógenes, gerente de projetos do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova).
Entre as 5,4 toneladas de lixo coletadas no Ciclo Carnavalesco, foram cerca de 3,7 toneladas de vidro, 800 kg de plástico, 400 kg de papel e papelão e 400 kg de metais.
Re-ciclo
O Re-ciclo é um programa gratuito de coleta seletiva em Fortaleza que conta com um sistema inovador de coleta porta a porta e agendamentos realizados por meio de uma plataforma online. A iniciativa nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e conta com parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Ecofor.
O projeto atua hoje em parceria com associações locais, com aproximadamente 30 associados, que fazem a coleta de resíduos de 12 bairros da cidade. Desde o início das operações, em setembro de 2022, o Re-ciclo já coletou mais de 500 toneladas de materiais recicláveis e gerou aproximadamente 461 mil em renda para as associações.
Leia também | Réveillon 2024 gerou um total de 142 toneladas de lixo em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<