Será lançado nesta sexta-feira (16), em Fortaleza, um mutirão de cirurgias de catarata para zerar a fila de espera dos que aguardam procedimentos oftalmológicos na capital. A iniciativa integra o Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas, que prevê atendimentos cirúrgicos nas áreas ginecológica, ortopédica, oftalmológica e geral.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O evento de lançamento está previsto para às 9h30, no Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social, no bairro Álvaro Weyne.
A catarata ocorre quando a lente natural do olho, que é normalmente transparente, torna-se opaca, dificultando a passagem da luz e afetando a capacidade de focalizar imagens nitidamente na retina. Isso leva a sintomas como visão embaçada, dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz, cores parecendo desbotadas e sensibilidade à luz.
A condição pode se desenvolver gradualmente ao longo do tempo ou surgir rapidamente em certos casos, como após lesões oculares ou devido a certos fatores de risco, como envelhecimento, diabetes, exposição excessiva à luz ultravioleta, tabagismo, uso prolongado de certos medicamentos, como corticosteroides, e histórico familiar da doença.
O tratamento mais comum para a catarata é a cirurgia de remoção da lente opaca e substituição por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular. A cirurgia de catarata é altamente eficaz e segura, sendo um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns e bem-sucedidos realizados em todo o mundo. Geralmente, é realizada em regime ambulatorial e os pacientes podem retornar às suas atividades normais em poucos dias.
Leia também | Fortaleza não registra mortes por acidente de trânsito no Carnaval
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<