MUNDO

Alexei Navalny, principal opositor de Putin, morre em prisão no Ártico

Última aparição pública dele foi no mês passado, diante de um juiz do Supremo Tribunal, onde defendeu o direito a intervalos mais longos para refeições

Compartilhe:
16 de fevereiro de 2024
Portal GCMAIS

O principal opositor político do presidente russo, Vladimir Putin, Alexei Navalny, está morto. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, no Ártico, onde ele estava cumprindo pena.

Alexei Navalny, principal opositor de Putin, morre em prisão no Ártico
Foto: Reprodução

Conforme o comunicado divulgado pelo Serviço Penitenciário Federal do Distrito Autônomo de Yamalo-Nenets, Navalny “se sentiu mal” após uma caminhada nesta sexta-feira e “perdeu a consciência quase imediatamente”. Segundo a agência de notícias Reuters, apesar da intervenção da equipe médica, ele não pôde ser ressuscitado. O motivo exato de sua morte está sendo investigado.

Em dezembro do ano passado, Navalny, de 47 anos, foi transferido para uma prisão na região ao norte do Círculo Polar Ártico, após preocupações sobre seu paradeiro durante alguns dias.

A última aparição pública dele foi no mês passado, diante de um juiz do Supremo Tribunal, onde defendeu o direito a intervalos mais longos para refeições e acesso a mais livros na prisão.

Navalny, um ex-advogado que ganhou destaque ao expor a corrupção na elite russa, foi condenado em agosto a mais 19 anos de prisão, além dos 11 anos e meio que já cumpria.

Em agosto de 2020, ele entrou em coma após ser envenenado com o agente nervoso Novichock enquanto estava em um voo doméstico na Rússia. Após tratamento na Alemanha, Navalny retornou à Rússia em janeiro de 2021, onde foi detido no aeroporto de Moscou. Sua morte na prisão coloca um ponto final em sua luta contra o governo de Putin e levanta questões sobre as circunstâncias de sua detenção e tratamento médico.

Leia também |  Varíola do Alasca: o que é a doença que matou uma pessoa nos EUA

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.