Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza terá parcerias com Portugal, Moçambique e Angola para ações de desenvolvimento urbano

Fortaleza fará parcerias com Portugal, Moçambique e Angola para ações de desenvolvimento urbano

Palácio do Bispo, sede da Prefeitura de Fortaleza. Foto: Divulgação

Fortaleza terá parcerias com Portugal, Moçambique e Angola, países de língua portuguesa, para realizar ações nas áreas de turismo, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente. O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Élcio Batista, vai representar o município nos acordos que serão firmados entre os dias 16 e 25 de fevereiro nos três países. Com a viagem de férias do prefeito José Sarto (PDT) e a agenda oficial do vice no exterior, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza assumirá a Prefeitura da capital durante 8 dias.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Fortaleza vem se destacando como uma metrópole mundial, na vanguarda em muitas áreas e com foco no desenvolvimento urbano sustentável. Estreitar essa comunicação institucional com cidades da Europa e da África é mais um passo que damos rumo a uma transformação integrada, seja no Brasil ou no exterior”, afirmou Élcio Batista.

O vice-prefeito e a assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira, participam nesta sexta-feira (16), em Lisboa, de uma reunião com a Embaixada no Brasil em Portugal. Em seguida, assinam um acordo de cooperação na área de mobilidade urbana entre as duas cidades, com a presença do vice-prefeito da capital portuguesa, Felipe Anacoreta.

A partir de segunda-feira (19), em Maputo, capital de Moçambique, Élcio Batista se reunirá com várias entidades, para apresentar iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, como os postos de saúde itinerantes e os tuk-tuks dos remédios, que fazem parte do programa Vem Saúde.

Fortaleza fará parcerias com Portugal, Moçambique e Angola

A rodada de acordos com os países lusófonos segue em Luanda, capital de Angola, e, por fim em Portugal, na cidade de Sines, que está ligada a Fortaleza por uma rede de cabos de fibra óptica, conectando a América do Sul à Europa. O vice-prefeito também conhecerá o maior projeto de drenagem urbana de Lisboa para evitar alagamentos na cidade.

Publicidade

Em Fortaleza, projetos semelhantes estão em andamento ou em fase de estudos para aumentar a resiliência climática, a exemplo do Proinfra e do Plano de Adaptação e Resiliência Climática. O gestor retornará a Fortaleza no dia 25 de fevereiro.

Leia também | Fortaleza não registra mortes por acidente de trânsito no Carnaval

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile