Ícone do site Portal GCMAIS

Fuga de presídio em Mossoró: Lula levanta hipótese de ‘conivência’ no sistema

Fuga de presídio em Mossoró: Lula levanta hipótese de 'conivência' no sistema

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante coletiva de imprensa na Etiópia, na 37ª Cúpula da União Africana, neste domingo (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levantou a hipótese de uma possível conivência de alguém dentro do sistema prisional com os dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Eu não quero acusar, mas, teoricamente, parece que teve a conivência com alguém do sistema lá dentro. Como eu não posso acusar ninguém, eu sou obrigado a acreditar que uma investigação [que] está sendo feita pela polícia local, pela Polícia Federal, nos indique, amanhã ou depois de amanhã, o que aconteceu no presídio de Mossoró”, afirmou o Chefe do Executivo.

Os foragidos, identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, tornaram-se os primeiros detentos a escaparem de um presídio federal no Brasil, considerado de segurança máxima, desde a criação do sistema em 2006. A fuga ocorreu na última quarta-feira (14).

Lula suspeita de ‘conivência’ em fuga de presídio em Mossoró

Nesse sábado (17), a Federação Nacional de Policiais Penais (FenaPPF) publicou uma carta aberta afirmando que os fugitivos não tiveram apoio externo.

“Não havia logística externa, eles não possuíam veículo para fuga, celulares, casa de apoio nem rota de fuga, o que nos leva a acreditar que não houve planejamento prévio e sim uma oportunidade que foi aproveitada e infelizmente obtiveram o êxito”, informa a carta.

Publicidade

A carta também critica que a classe esteja sendo responsabilizada pela fuga e acusada, “direta ou indiretamente, de corrupção por algumas pessoas públicas e formadoras de opinião de forma totalmente irresponsável, pois as investigações ainda estão em curso”.

Leia também | Fugitivos de Mossoró ligaram para o RJ perguntando sobre como chegar ao Ceará

Sair da versão mobile