Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará segue com condições de chuva, principalmente para esta terça-feira (20)

Ceará teve mais do que o dobro do esperado de chuvas em fevereiro

Foto: Reprodução

O Ceará deve seguir com condições de chuva em todas as macrorregiões até a próxima quarta-feira (21), com destaque para a porção oeste do estado, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De modo geral, ao longo dos próximos dias, a (Funceme) aponta acumulados variando entre moderado e forte em grande parte do estado, principalmente na Ibiapaba, no Cariri e oeste e sul do Sertão Central e Inhamuns, até esta terça-feira (20).

Nas demais áreas, como por exemplo o Maciço de Baturité e faixa litorânea, os registros poderão ser relativamente menores, ainda que expressivos.

As chuvas esperadas têm relação com a formação de áreas de instabilidades em razão da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – que é o principal sistema indutor de precipitações neste período do ano -, bem como a efeitos locais, a exemplo da atuação do sistema de brisa (circulação de ventos entre o mar e o continente), interação dos ventos com o relevo, calor e umidade.

Publicidade

No sábado de Carnaval deste ano, Fortaleza registrou a maior chuva dos últimos 20 anos com mais de 200 milímetros. Ruas ficaram alagadas, semáforos se apagaram e em muitas regiões da cidade moradores sofreram com a falta de energia elétrica, situação que se repetiu em outras cidades do estado.

Pré-Estação de chuva fica abaixo da média no Ceará

A Pré-Estação Chuvosa no Ceará do ciclo 2023/24 ficou abaixo da média em 25% no Ceará, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (5) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No período que compreende os meses de dezembro e janeiro, as precipitações somaram 96,7 milímetros, quando a normalidade é de 129,9 mm. A diferença representa um desvio negativo de 25,5%.

As precipitações mais escassas, que coincidiram com as previsões da Funceme, se deram, principalmente, pelo número reduzido de sistemas indutores de chuva, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), assim como a presença do do fenômeno El Niño.

Leia também Pré-Estação Chuvosa fica cerca de 25% abaixo da média no Ceará, diz Funceme

 

Sair da versão mobile