TEMPORADA DE CHUVA

Chuva em Fortaleza provoca alagamentos em diversas ruas e casas; um imóvel desabou

No bairro Aracapé, parte de um túnel ficou submerso, dificultando o tráfego de veículos

Compartilhe:
19 de fevereiro de 2024
Portal GCMAIS

A intensa chuva que atinge Fortaleza desde a madrugada desta segunda-feira (19) resultou em alagamentos em várias áreas da capital cearense, resultando em uma série de transtornos para os moradores. A situação mais grave registrada foi o desabamento de um imóvel no bairro Cais do Porto, deixando quatro pessoas soterradas sob os escombros. Vítimas já foram retiradas, uma delas socorrida em estado grave.

Chuva em Fortaleza provoca alagamentos em diversas ruas e casas; um imóvel desabou
Foto: Reprodução

As circunstâncias que levaram ao colapso da estrutura estão sendo investigadas.

Os alagamentos foram relatados em bairros como Aerolândia, Dom Lustosa, Mondubim, Planalto Ayrton Senna e Antônio Bezerra. Em Aracapé, parte de um túnel ficou submerso, dificultando o tráfego de veículos.

Além da chuva que atinge Fortaleza e causou pontos de alagamentos, outras regiões do Ceará também enfrentaram a forte precipitação. Moradores de Viçosa do Ceará e Tianguá testemunharam as inundações que tomaram várias ruas.

A Defesa Civil de Fortaleza registrou ocorrências de alagamentos no Mondubim, inundações na Serrinha e um risco de desabamento na Vila Manuel Sátiro.

O incidente mais sério ocorreu com o desabamento de uma casa duplex no Cais do Porto, recebendo acompanhamento das autoridades civis. Agentes da Defesa Civil estão no local desde as primeiras horas da madrugada, prestando assistência às famílias afetadas pela tragédia.

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), para esta segunda-feira (19), apontou para céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada.

Já para terça-feira (20), da madrugada a manhã, céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado.

Chuvas no Nordeste

Nesta segunda-feira (19), o Nordeste do Brasil está enfrentando chuvas intensas, especialmente no Piauí e no Maranhão, com Teresina e São Luís sendo áreas afetadas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidades como Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Aracaju também estão sujeitas a pancadas isoladas de chuva, enquanto Salvador pode esperar por trovoadas e chuvas esparsas durante a manhã.

No decorrer da tarde, há previsão de chuvas e trovoadas em todas as capitais da região, com exceção de São Luís, que permanecerá com céu nublado. À noite, as precipitações devem se estender por toda a região Nordeste.

Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o Nordeste continuará recebendo volumes consideráveis de chuva ao longo da semana, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ela alerta para a possibilidade de acumulados de chuva acima de 60 a 80 milímetros em alguns pontos da região.

“Entre segunda-feira (19) e quarta-feira (21), a chuva estará concentrada principalmente no centro e oeste da Bahia, podendo ocorrer também no centro do Piauí, parte oeste e sul do Ceará, além do oeste de Pernambuco e da Paraíba, principalmente na terça e quarta-feira”, analisa Ramos.

O Inmet emitiu alerta para chuvas intensas que vão desde o sudoeste da Bahia, em cidades como Jequié, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, até o norte do Ceará, incluindo Sobral.

As temperaturas mínimas previstas para as capitais nordestinas nesta segunda-feira serão de 25ºC em São Luís, Teresina, Natal e Salvador, enquanto as máximas devem atingir 33ºC em Maceió e Salvador.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, que continua monitorando a situação climática na região.

Leia também | Chuvas atingem cerca de 120 municípios do Ceará; região do Cariri registra maior acumulado

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.