O desabamento de um imóvel no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (19), deixou quatro pessoas soterradas nos escombros. Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no salvamento e já conseguiram resgatar as vítimas. Trata-se de dois homens e duas mulheres. Conforme informações da equipe de reportagem, uma pessoa foi socorrida com ferimentos graves. A ocorrência está em andamento e informações sobre as causas do acidente ainda serão divulgadas.
Chove na capital cearense desde o fim da noite de domingo (18) e a cidade amanheceu com diversos pontos de alagamento, além de quedas de energia.
A Defesa Civil de Fortaleza informou que foram registradas ocorrências de alagamentos no Mondubim e de inundações na Serrinha, além de um risco de desabamento na Vila Manuel Sátiro.
“O caso mais grave foi o desabamento de uma casa duplex no Cais do Porto, que está sendo acompanhado pela DC. Agentes estão neste momento no local, desde a madrugada, buscando auxiliar as famílias impactadas”, informou a Defesa Civil.
Previsão do tempo
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), para esta segunda-feira (19), apontou para céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada.
Já para terça-feira (20), da madrugada a manhã, céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado.
Chuvas no Nordeste
Nesta segunda-feira (19), o Nordeste do Brasil está enfrentando chuvas intensas, especialmente no Piauí e no Maranhão, com Teresina e São Luís sendo áreas afetadas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidades como Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Aracaju também estão sujeitas a pancadas isoladas de chuva, enquanto Salvador pode esperar por trovoadas e chuvas esparsas durante a manhã.
No decorrer da tarde, há previsão de chuvas e trovoadas em todas as capitais da região, com exceção de São Luís, que permanecerá com céu nublado. À noite, as precipitações devem se estender por toda a região Nordeste.
Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o Nordeste continuará recebendo volumes consideráveis de chuva ao longo da semana, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ela alerta para a possibilidade de acumulados de chuva acima de 60 a 80 milímetros em alguns pontos da região.
“Entre segunda-feira (19) e quarta-feira (21), a chuva estará concentrada principalmente no centro e oeste da Bahia, podendo ocorrer também no centro do Piauí, parte oeste e sul do Ceará, além do oeste de Pernambuco e da Paraíba, principalmente na terça e quarta-feira”, analisa Ramos.
O Inmet emitiu alerta para chuvas intensas que vão desde o sudoeste da Bahia, em cidades como Jequié, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, até o norte do Ceará, incluindo Sobral.
As temperaturas mínimas previstas para as capitais nordestinas nesta segunda-feira serão de 25ºC em São Luís, Teresina, Natal e Salvador, enquanto as máximas devem atingir 33ºC em Maceió e Salvador.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, que continua monitorando a situação climática na região.
Leia também | Chuvas atingem cerca de 120 municípios do Ceará; região do Cariri registra maior acumulado
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<