O veículo apresenta condições precárias de uso, sem cinto de segurança e com bancos rasgados
Escola em Fortaleza disponibiliza um micro-ônibus para transportar 380 alunos
Uma escola da rede municipal de ensino, em Fortaleza, disponibiliza transporte insuficiente para contemplar os alunos da instituição: apenas um micro-ônibus para levar 380 estudantes do Conjunto Ceará até o Bonsucesso. A escola fica no primeiro bairro, mas ela está em reforma, de modo que as aulas foram transferidas para o segundo.
Com isso, todos os dias os estudantes esperam, debaixo de chuva ou de sol, pela chegada do micro-ônibus, que só consegue levar uma parcela das crianças e adolescentes de cada vez. Com isso, o veículo precisa fazer múltiplas viagens, prejudicando também a rotina das aulas.
O veículo, além disso, apresenta condições precárias de uso, sem cinto de segurança, bancos rasgados e estrutura comprometida. “Sem segurança nenhuma. E com tempo chuvoso, se acontece alguma coisa não tem segurança para os alunos”, conta Priscila Lopes, mãe de um dos alunos transportados no veículo.
A TV Cidade Fortaleza, que se deslocou para o local para acompanhar a situação, presenciou a chegada de um segundo micro-ônibus na escola, para levar os estudantes – a primeira vez em que um segundo veículo chegou a ser visto fazendo o deslocamento. Mães de alunos, na ocasião, associaram a chegada do segundo veículo à presença da reportagem. O transporte, no entanto, continua insuficiente, uma vez que a escola ainda precisa transportar 380 crianças e adolescentes diariamente.
“O maior erro começou quando escolheram uma escola em outro bairro. Deviam ter escolhido uma no Conjunto Ceará ou uma região mais perto, porque isso aqui não é ponto de apoio. Se nossos filhos tivessem ponto de apoio para esperar o ônibus tranquilos… Porque esses seis meses são chuvosos, de inverno, não tem condição de as crianças todo dia estarem aqui no meio da rua alagada, tudo cheio de água”, conta Eliete, mãe de outro aluno da instituição.
O que diz a SME
A Secretaria Municipal de Ecucação (SME) informou que a escola passa por obras de requalificação em toda a sua estrutura, para melhorias na unidade. Por esta razão, neste ano letivo, as aulas iniciaram em outra escola de forma temporária e reforçou que além do passe livre oferecido a todos os estudantes da cidade de Fortaleza, a SME garante o transporte escolar para os estudantes da unidade diariamente.
“Atualmente, a frota de transporte escolar da Rede Municipal de Ensino conta com 82 ônibus, atendendo a 110 unidades de educação, equivalendo a uma média de 13 mil estudantes por dia.A SME reforça o compromisso com a segurança dos estudantes de sua Rede Municipal de Ensino. Para isto, Todos os veículos passam por vistorias sistemáticas, além de manutenções preventivas e corretivas sempre que necessário”, complementou.
A SME disse ainda que a unidade é uma das contempladas no pacote de requalificação do parque escolar de Fortaleza, conferindo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores e funcionários. Desde 2021, já foram entregues 27 unidades de educação reformadas, enquanto outras 62 estão com obras em execução.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Fortaleza registra chuva de 66 mm nas últimas 24 horas
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.