O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quinta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades do Ceará que enfrentam falta de chuvas. A portaria com o reconhecimento dos municípios de Aiuaba, Itatira, Quixeramobim e Salitre foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos da União para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos. Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.
Até o momento, o Ceará tem 31 municípios em situação de emergência, dos quais 16 por estiagem e 15 devido à seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
Cidades do Ceará em emergência por falta de chuvas
A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.
Leia também | Saiba quem tem direito e como ter acesso a absorventes gratuitos no Ceará