DEFESA CIVIL

Casa abandonada desmorona no Centro de Fortaleza em meio à chuva

Há ainda cinco ocorrências registradas, nesta sexta (23), de imóveis com risco de desabamento

Compartilhe:
23 de fevereiro de 2024
Portal GCMAIS

A Defesa Civil de Fortaleza informou o desabamento de uma casa abandonada no Centro, entre a noite de quinta (22) e a manhã desta sexta-feira (23). O órgão ainda comunica cinco ocorrências de risco de desabamento, nos bairros Bom Jardim, Granja Portugal, Henrique Jorge e duas no Vicente Pinzón.

Casa abandonada desmorona no Centro de Fortaleza em meio à chuva
Foto: Thiago Gaspar / Prefeitura de Fortaleza

As famílias afetadas estão sendo removidas para outros locais. O poder público aponta que o abrigamento solidário está sendo realizado, para essas ocorrências, e que as famílias são encaminhadas para o Aluguel Social.

Atendimentos

Desde o início do mês de fevereiro, a Defesa Civil de Fortaleza já atendeu a 244 ocorrências, sendo os chamados mais frequentes os de desabamentos, risco de desabamento, alagamentos e inundações. O mês tem sido de chuvas intensas na cidade, tendo chegado a registrar, no último dia 10, a segunda maior chuva dos últimos 50 anos no município.

Conforme a Prefeitura de Fortaleza, uma força-tarefa formada por pastas intersetoriais está acompanhando os imapctos das chuvas na capital cearense. Ela é formada por Conservação e Serviços Públicos, Secretaria de Gestão Regional, Secretaria Municipal da Segurança Cidadã e demais autarquias. O grupo realiza acompanhamento das áreas críticas por meio do Centro de Operações Integradas, que faz o monitoramento 24 horas, além de limpeza de recursos hídricos.

Cais do Porto

Um outro desabamento, registrado na última segunda-feira (19), no bairro Cais do Porto, chegou a resultar em uma morte. O imóvel desabou após fortes chuvas registradas na madrugada e início da manhã do mesmo dia, deixando quatro pessoas soterradas nos escombros. Os outros atingidos foram socorridos com vida.

Em pronunciamento sobre o caso, o secretário municipal da Gestão Regional de Fortaleza, Ferruccio Feitosa, pontuou que o imóvel era antigo e não tinha as devidas manutenções, de modo que acabou não suportando as chuvas intensas e fortes ventos da madrugada. Fortaleza chegou a registrar 96mm de chuva na ocasião.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Desabamento de imóvel no Cais do Porto deixa quatro pessoas soterradas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.