PASSAGENS DE NÍVEL

VLT: com mais de 30 acidentes em 2023, motoristas precisam redobrar cuidados

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o tráfego de trens é prioritário, por isso, é obrigatória a atenção máxima dos veículos ao cruzarem as vias férreas.

Compartilhe:
23 de fevereiro de 2024
Portal GCMAIS

Segundo dados do Metrofor, que administra as linhas férreas no Estado, somente no ano de 2023, foram registrados 32 acidentes envolvendo composições de trens e VLT no Ceará.  Na central, o monitoramento é feito 24  horas por dia. Os cruzamentos entre as linhas férreas e as rodovias, conhecidos como passagens de nível, são os pontos que os motoristas devem ter maior atenção.

VLT: com mais de 30 acidentes em 2023, motoristas precisam redobrar cuidados
Foto: Divulgação

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o tráfego de trens é prioritário, por isso, é obrigatória a atenção máxima dos veículos ao cruzarem as vias férreas.  Conforme André Luís Barcelos, gerente de Educação para o Trânsito da AMC, os condutores precisam redobrar os cuidados e a atenção ao se aproximar das passagens de nível.

“Toda passagem de nível, em geral, ela tem uma sinalização de segurança. Ela tem associada a ela uma linha de retenção e próximo ao trilho você pode perceber um X que é justamente uma área de escape, então quando ele se aproximar de uma passagem de nível, ele para nessa linha retenção mesmo que a cancela esteja inoperante e ele consiga enxergar se pode fazer a travessia de segurança”, afirma.

Ainda segundo Barcelos, o condutor que infringir a regra, está cometendo uma infração gravíssima que resulta em multa de R$ 293,47.  “Além de ser uma situação de alto risco porque esse trem não consegue frear para que o carro faça a passagem, por isso a norma dá essa prioridade aos trens”, reforça.

Acidentes com VLT

Na semana passada, em Juazeiro do Norte, um caminhão carregado com garrafões de água mineral foi atingido por um VLT. O acidente foi registrado no bairro Antônio Vieira. O motorista do caminhão, que afirma não ter visto o trem, saiu com apenas alguns arranhões. O cruzamento onde o acidente aconteceu é sinalizado.

Em janeiro deste ano, um veículo de pequeno porte se envolveu em um acidente com um VLT, no município de Sobral, na região Norte do Estado.

Também no mês passado, uma colisão entre uma topique e um trem deixou sete pessoas feridas, em Fortaleza. O acidente aconteceu na linha férrea da Rua Filomeno Gomes, no bairro Jacarecanga. Imagens gravadas por testemunhas, mostram as vítimas sendo socorridas em macas. Segundo testemunhas, o motorista não observou a sinalização e a aproximação do VLT. O veículo foi arrastado pelo trem.

Leia também | Museu Ferroviário recebe encontro com exposição de trens em miniaturas

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.