Ícone do site Portal GCMAIS

Festival Bike Arte Brasil movimenta Fortaleza neste fim de semana

Festival Bike Arte Brasil

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Neste fim de semana, sábado (24) e domingo (25), a cidade de Fortaleza sedia o Festival Bike Arte Brasil. O evento gratuito tem como objetivo chamar a atenção para a mobilidade urbana sem poluição e o uso da bicicleta e o direito à cidade.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O encontro está marcado para a Praça Castelo Encantado, no Cais do Porto, e a programação vai ter oficinas, workshops e atrações musicais.

Leia também | Inmet tem aviso de chuvas intensas de até 50 mm para todo o Ceará

A prefeitura de Fortaleza oferece o serviço do Bike sem Barreiras, promovendo passeios inclusivos com uso de bicicletas adaptadas, e orienta a população sobre o Re-Ciclo, programa gratuito de coleta seletiva por agendamento com uso de triciclos elétricos.

Publicidade

Destaque na mobilidade

De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.

Com a nova política cicloviária Pedala Mais, a cidade vem investindo em infraestrutura e soluções inovadores para incentivar o uso da bicicleta, visando dobrar o número de usuários de bike na capital, de 5% para 10%, pelos próximos 10 anos. Atualmente, a cidade possui 436 km de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas ou passeios compartilhados.

Festival Bike Arte Brasil

O Festival Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura. Esta edição conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). O evento também deve passar por São Paulo, Campinas, Blumenau e Manaus.

Composto por coletivos sociais, o festival surge como um ato de resistência e reivindicação do direito à cidade, buscando a valorização da cultura da periferia e promovendo a conexão com a rua e o meio ambiente. O evento também inclui apresentações teatrais, performances, aulas de pedal e mecânica comunitária para conserto de bicicletas, pedalada com os coletivos Servilost, Grau e BMX, além de roda de samba com Samba de Odé e Choro de Mulheres.

Bike sem Barreiras

O projeto Bike sem Barreiras, iniciativa promovida pela AMC em parceria com a Uninassau, é parte da programação do festival no sábado (24/02), de 15h às 19h, na praia do Mucuripe, nas proximidades do local do evento.

A ação de mobilidade inclusiva já é consolidada no calendário de esporte e lazer da cidade e promove passeios com uso de bicicletas adaptadas, beneficiando pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida ou autismo. Para participar, os interessados devem apenas apresentar documento de identificação com foto na tenda do programa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile