Fortaleza enfrentou uma madrugada de chuva intensa, acompanhadas por relâmpagos e trovões, nesta segunda-feira (26). Nas redes sociais, vídeos registram uma tempestade elétrica que deixou muitos moradores impressionados, com relâmpagos iluminando o céu da capital cearense.
Os impactos da chuva foram sentidos em diversos pontos da cidade, com quedas de energia registradas em áreas como Meireles, Cocó, Cidade dos Funcionários e Serrinha. Além disso, diversos pontos de alagamento foram observados ao amanhecer. Moradores também reportaram à TV Cidade quedas de árvores nos bairros Praia do Futuro e São João do Tauape.
Durante a chuva intensa de madrugada, o Aeroporto de Fortaleza precisou alternar oito voos e cancelou outros quatro, de acordo com informações da Fraport. Apesar disso, a empresa afirmou que o aeroporto está operacional para pousos e decolagens nesta manhã.
“Lembramos que o aeroporto nunca fecha. A Torre de Controle alerta sobre as condições e a decisão de pousar ou não é sempre do piloto, de acordo com o seu treinamento e características da aeronave”, informou a empresa.
A Fraport recomendou aos passageiros que verifiquem o status de seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto. Todas as comunicações sobre atrasos, cancelamentos e alterações nos voos são feitas pelas próprias companhias aéreas.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia alertado para a possibilidade de chuvas em todo o estado, especialmente na região Centro-Sul, com intensidade variando de moderada a forte. Esse fenômeno se deve à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que tem causado instabilidade em todo o Nordeste brasileiro desde o domingo (25).
Chuvas intensas: Inmet emite alerta de perigo para 111 municípios do Ceará
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, indicando que 111 dos 184 municípios do estado do Ceará estão em condições de perigo devido às chuvas intensas. O aviso vigora até a manhã desta segunda-feira (26).
Com isso, o Inmet prevê chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Com isso, há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas.
São destacadas, com isso, instruções de segurança para as precipitações das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.
Confira abaixo a lista de municípios cearenses incluídos no alerta de perigo (risco médio, na cor laranja), acompanhados dos códigos para consulta no site do Inmet.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Com chuvas, Bica do Ipu volta a jorrar após cinco meses seca