O Ministério da Saúde divulgou que nos próximos dias enviará doses de vacinas contra a dengue para 29 municípios brasileiros. Essa medida completa o envio para os 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já foram contempladas com os imunizantes.
A campanha de vacinação contra a dengue iniciou neste mês e é direcionada para crianças de 10 e 11 anos. Ao longo deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será expandida para adolescentes de 12, 13 e 14 anos que residem nos 521 municípios selecionados.
A escolha dessas localidades para receberem os primeiros lotes da vacina ocorreu devido à alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que causa formas mais graves da doença.
Distribuição de vacinas contra dengue nos municípios
A distribuição restrita das vacinas foi uma resposta às limitações de produção e oferta do imunizante, fabricado pelo laboratório Takeda. Com a chegada de novos lotes, a vacinação será progressivamente estendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina este ano, com previsão de mais 9 milhões em 2025. A Qdenga teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, e em dezembro do mesmo ano, foi incorporada ao SUS.
Pelo menos seis estados já decretaram estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão entre as localidades afetadas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Crianças de 10 a 11 anos são as primeiras a receber vacinas contra dengue
No dia 8 de fevereiro, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial será destinado à imunização de crianças de 10 a 11 anos.
A previsão é que os 521 municípios, selecionados para realizar a imunização, recebam as doses para vacinar essa faixa etária até a primeira quinzena de março.
Segundo o ministério, a vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.
“O início da vacinação por essa faixa etária [10 a 11 anos] é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”, diz o ministério, em nota.
Leia também | Aedes aegypti: Saiba como diferenciar entre mosquito da dengue e muriçoca
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<