A Polícia Federal (PF) prendeu, na noite de sexta-feira (23), um passageiro de 44 anos de idade, natural da República Dominicana, que tentava embarcar usando o passaporte do irmão. Ele foi detido no Aeroporto de Fortaleza e estava indo para a França.
Conforme divulgado pela PF, o flagrante aconteceu quando ele tentou embarcar. Depois disso, ele chegou a confessar o crime aos policiais federais, que perceberam a fraude no momento do controle migratório. Ele foi então encaminhado à sede da Polícia Federal e responderá pelo crime de uso de documento ideologicamente falso, que prevê pena de até cinco anos de prisão.
Dezembro
Um outro caso recente, de natureza semelhante, também envolvia uma pessoa da República Dominicana no Aeroporto de Fortaleza. Em 21 de dezembro do ano passado, uma mulher de 52 anos foi presa pela Polícia Federal em posse de um passaporte espanhol fraudado, tendo sido flagrada quando tentava embarcar em um voo com destino a Lisboa.
Durante a verificação da Polícia Federal no sistema de controle migratório, foi identificado um alerta da Interpol indicando impedimento para o documento. O alerta destacava o uso fraudulento de passaportes espanhóis por residentes da República Dominicana, visando ingressar na Europa. Os policiais do controle migratório suspeitaram da passageira, que admitiu ter adquirido o passaporte no mercado negro em sua cidade natal. Ela foi então conduzida à sede da PF.
Leia também | Cabeleireiro é preso no Aeroporto de Fortaleza antes de embarcar para Paris com 6 kg de cocaína na mala
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<