O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (27) alerta laranja de perigo, pelas chuvas intensas, para todo o território do estado do Ceará. O alerta foi emitido pelo segundo dia seguido, com duração prevista até as 10h desta quarta-feira (28) – o mesmo aviso havia sido divulgado no dia anterior.
Nesta terça, o Ceará e o Acre são os dois únicos estados brasileiros que têm alerta laranja (risco intermediário) em todos os municípios. No momento, não há alerta vermelho (risco máximo) no Brasil emitido pelo Inmet.
O órgão prevê, com isso, chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas.
Com esse alerta para o Ceará, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.
Precipitações
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em ao menos 124 dos 184 municípios cearenses entre as 7h da manhã de segunda (26) e as 7h da manhã de quarta-feira (27). Nesse período, os principais destaques de maiores chuvas foram registrados nos seguintes municípios:
Santa Quitéria (Posto: AÇUDE EDSON QUEIROZ) : 91.4 mm
Bela Cruz (Posto: PRATA) : 89 mm
Maracanaú (Posto: NOVO MARACANAU) : 83.2 mm
Tamboril (Posto: SAO MONTE ALEGRE) : 80 mm
Cruz (Posto: CRUZ) : 50 mm
Santa Quitéria (Posto: RAIMUNDO MARTINS) : 48.6 mm
Paramoti (Posto: ASSENTAMENTO PAPEL) : 47 mm
Bela Cruz (Posto: BELA CRUZ) : 47 mm
Santa Quitéria (Posto: STA. RITA DOS GALDINOS) : 47 mm
Amontada (Posto: NOVA CONQUISTA) : 46 mm
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Chuva intensa e tempestade elétrica atingem Fortaleza durante a madrugada