Ele destaca ainda outras ações da Prefeitura para o período, como limpeza de lagoas e canais
Sarto anuncia ampliação da Operação Tira-Treco durante o período de chuvas
O prefeito José Sarto (PDT) anunciou nesta terça-feira (27) a ampliação da Operação Tira-Treco, em Fortaleza, levando em conta o período de chuvas na cidade. O anúncio foi feito durante live nas redes sociais do gestor, entre outras medidas para a quadra chuvosa.
Por meio da Operação Tira-Treco, caminhões atuam de forma itinerante para recolher materiais de grande porte. Está previsto ainda reforço no trabalho de limpeza de lagoas, bueiros e bocas de lobo na capital cearense, em meio aos transtornos que se avolumam com a incidência de fortes chuvas.
“O Tira-Treco agora vai circular de quinta-feira a sábado, semanalmente, em áreas que sofrem com alagamentos neste período de chuva. Da mesma maneira, as rotas semanais do caminhão Tira-Treco vão estar disponíveis nos canais de comunicação da Prefeitura, para que a população se organize e possa descartar de forma adequada os resíduos volumosos”, pontuou Sarto, na ocasião.
A Prefeitura também se comprometeu a expandir o número de Ecopontos, que recebem entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha. O prefeito lembra que eles também recebem materiais recicláveis, que podem ser trocados por crédito para abater na conta de energia elétrica.
Ao todo, 6 mil bocas de lobo foram desobstruídas e mais de 300 canais e lagoas foram limpos, desde o início dos trabalhos de prevenção do poder público. Sarto lembra que essa atuação começa “bem antes do período chuvoso começar”. “A gente faz a limpeza e desobstrução de rios, riachos, canais, lagos, bueiros e bocas de lobo. Para vocês terem uma ideia, desde o ano passado até agora, nós recolhemos mais de 54 mil toneladas de lixo com esse trabalho”, diz ele.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (27) alerta laranja de perigo, pelas chuvas intensas, para todo o território do estado do Ceará. O alerta foi emitido pelo segundo dia seguido, com duração prevista até as 10h desta quarta-feira (28) – o mesmo aviso havia sido divulgado no dia anterior.
Nesta terça, o Ceará e o Acre são os dois únicos estados brasileiros que têm alerta laranja (risco intermediário) em todos os municípios. No momento, não há alerta vermelho (risco máximo) no Brasil emitido pelo Inmet.
O órgão prevê, com isso, chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Chuva intensa e tempestade elétrica atingem Fortaleza durante a madrugada
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.