Houve ainda crescimento no efetivo da Polícia Militar cearense durante o período
Efetivo da Polícia Civil e da Pefoce teve maior crescimento do Brasil, diz estudo
Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) tiveram o maior crescimento do Brasil, no efetivo de agentes, ao longo de 10 anos. O estudo leva em conta o período de 2013 a 2023.
Conforme dados fornecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Ceará em 2014 – primeiro ano da coleta no estado – contava com 2.718 policiais civis e peritos forenses. Em 2023, esse número havia crescido para 4.522 servidores, representando um aumento de 66,4%. Enquanto isso, considerando o país como um todo, em 2013 eram 116.169 policiais civis e peritos, número que baixou para 113.899 até dezembro do ano passado. Houve, com isso, redução de 2% no âmbito nacional.
Polícia Militar
Houve ainda crescimento no efetivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE): enquanto o Brasil teve redução de 6,8% no número de policiais militares, o estado registrou aumento de 37,7% ao longo desses 10 anos. Eram 16.292 policiais militares em 2014, contra 22.427 em dezembro de 2023. Foi o segundo maior crescimento do país, atrás apenas de Roraima, que ampliou o efetivo em 48,9% no período.
O Ceará tem uma média de 2,5 policiais militares por cada mil habitantes. O dado também supera a média nacional, estimada em 2 PMs por mil habitantes. Em números absolutos, o efetivo da PMCE aparece como o 5º maior do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca ainda que o Ceará, Roraima e Tocantins apresentam “um efetivo de PM existente maior do que o efetivo previsto”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Ceará anuncia convocação de 1.300 aprovados em concursos da Polícia Militar
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.