Ícone do site Portal GCMAIS

Operações DOC e TEC são encerradas em definitivo nesta quinta-feira (29)

Operações DOC e TEC são encerradas em definitivo nesta quinta-feira (29)

Foto: Reprodução

As transferências bancárias feitas por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) deixam de existir em definitivo, no Brasil, a partir desta quinta-feira (29), conforme informado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Foram quase 40 anos desses tipos de operação no país.

Conforme a Federação, a extinção dessas operações bancárias é decorrente da falta de interesse dos brasileiros em usá-las, desde que o PIX foi implementado, em 2020, e outras modalidades de transferências. Conforme levantamento da Febraban, as operações via DOC foram apenas 0,05% das transferências feitas em 2023.

Esse mesmo levantamento aponta que o PIX é a principal escolha dos brasileiros hoje em dia, com 17,6 bilhões operações tendo sido realizadas por esse meio no ano passado. Em seguida, aparecem cartão de débito e cartão de crédito (com 8,4 bilhões de operações cada), boleto bancária (2,09 bilhões de operações), TED (448 milhões) e cheques (125 milhões).

As operações em DOC foram criadas em 1985 pelo Banco Central (BC), para pessoas físicas, enquanto as operações em TEC foram criadas especificamente para as empresas fazerem pagamentos de benefícios a seus funcionários.

Apesar do encerramento do DOC, a Transferência Eletrônica Disponível (TED), usada principalmente para transferências de grandes valores, continuará em vigor no sistema bancário brasileiro. Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre diferentes instituições até as 17h nos dias úteis, com a transação podendo ser concluída em até meia hora.

Publicidade

Com informações da Agência Brasil

Leia também | INSS: pedidos de benefícios devem ser atendidos em até 30 dias em 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile