INVESTIGAÇÃO

PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria para identificar envolvidos em atos de 8 de janeiro

São três ordens de prisão, 24 de busca e apreensão e sete para a implantação e monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica

Compartilhe:
29 de fevereiro de 2024
Portal GCMAIS

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (29) a 25ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar os responsáveis por financiar e fomentar os eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Naquele dia, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por manifestantes.

PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria para identificar envolvidos em atos de 8 de janeiro
Foto: Divulgação/PF

Segundo comunicado da PF, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico, todos expedidos pelo STF. As ações abrangem diversas regiões do país, incluindo Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.

Além dos mandados, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os danos causados ao patrimônio público durante os eventos de 8 de janeiro possam chegar a R$ 40 milhões.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os crimes em investigação incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A PF enfatizou que as investigações continuam em andamento e que a Operação Lesa Pátria é uma ação permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.

Leia também | Dengue: DF, seis estados e 154 municípios já decretaram emergência após explosão de casos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.