O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, apresentou os números do Crediamigo, maior programa de microcrédito urbano da América Latina, nesta quinta-feira (29) na IV Reunião de Economistas-Chefes de Instituições Financeiras de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, em Lima, capital do Peru.
O evento, promovido pela Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), reuniu representantes de 18 países, além de oito instituições com atuações internacionais como Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento.
“Participar de eventos como esse é muito importante para conhecer novas experiências e também para mostrar nossos avanços como banco de desenvolvimento. Cada país da América Latina tem suas particularidades, mas muitos pontos em comum na necessidade de programas específicos para ampliar oportunidades e reduzir a desigualdade social. O nosso Crediamigo é um grande exemplo disso e ficamos felizes em poder compartilhar essas informações”, afirmou Paulo Câmara.
Programa Crediamigo
Com 25 anos de existência, os números superlativos do Crediamigo impressionaram os participantes do evento. São 7,3 milhões de clientes atendidos e mais de R$ 125 bilhões em financiamentos, desde 1998. Somente em 2023, o microcrédito urbano do BNB realizou 3,6 milhões de operações (média de 14 mil operações por dia) e quase R$ 11 bilhões contratados.
No próximo mês de maio, a cidade de Fortaleza vai sediar a 54a Assembleia Geral da Alide, e o Banco do Nordeste será um dos anfitriões do evento. O encontro irá discutir o futuro dos bancos de desenvolvimento e assegurar o compromisso dessas instituições com a sustentabilidade e o combate à pobreza.
Leia também | Crediamigo será base para criação de programa nacional de estímulo ao empreendedorismo