Ícone do site Portal GCMAIS

FGTS Digital entra em operação nesta sexta-feira (1º); saiba como funciona

FGTS Digital entra em operação nesta sexta-feira (1º); saiba como funciona

Foto: Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (1º), entra em operação o FGTS Digital, plataforma que utiliza as informações do eSocial como base de dados e oferece uma interface web, além de diversas opções para gerar guias de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A partir de agora, a nova ferramenta será responsável pelo recolhimento mensal e rescisório do FGTS.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre os benefícios do FGTS Digital estão:

Além disso, a plataforma também possibilitará o uso do Pix como forma de pagamento do FGTS.

“Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores irão economizar 36 horas/mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS. Além do mais, o novo sistema proporcionará uma redução de custo operacionais incorridos pelo Fundo de aproximadamente R$144 milhões por ano” destacou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

FGTS Digital entra em vigor

Outra mudança é a adoção do CPF como identificador único do trabalhador, substituindo o uso do PIS. Essa mudança resolve problemas relacionados à utilização do PIS, como um trabalhador possuir mais de um número PIS que pode estar associado a mais de um trabalhador.

Publicidade

Com o FGTS Digital, haverá atualização automática de informações que precisam ser fornecidas à CAIXA e que serão transmitidas pelo FGTS Digital, por exemplo, mudanças cadastrais ou contratuais do trabalhador registradas no eSocial. Isso elimina a necessidade de uma chave de liberação do saque do FGTS, em situações de desligamento que dão direito ao saque.

Leia também | Prazo para empresas entregarem relatório salarial termina nesta quinta-feira (29)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile