Neste domingo (3), a confirmação da morte da ex-vereadora de Juazeiro do Norte, Yanny Brena Alencar, completa um ano. Ela e o então ex-namorado Rickson Pinto foram encontrados mortos suspensos pelo pescoço e sentados em um imóvel no bairro Lagoa Seca. Yanny era irmã do deputado federal Yury do Paredão (MDB) e foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal da cidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As investigações policiais apontaram que a vítima já havia relatado para pessoas próximas a insatisfação com o relacionamento com Rickson e, um dia antes do crime, teria terminado a relação. A Polícia Civil do Ceará elucidou o caso como feminicídio seguido de suicídio.
O ex-namorado tinha antecedentes por posse ilegal de arma de fogo. Ele matou Yanny com um golpe conhecido como “mata leão”, quando uma pessoa posiciona os braços em volta do pescoço da vítima e provoca asfixia. De acordo com os levantamentos periciais, Rickson teria cometido o feminicídio, tentou forjar uma situação de suicídio de Yanny, e concluiu o fato com o seu suicídio. A morte de Yanny teria ocorrido por volta de meia-noite do dia 3 de março. Já a morte de Rickson teria ocorrido após o fato, entre 4 e 8 horas do dia 3.
Um aparelho gravador de imagens do interior do imóvel, que estava desconectado da rede elétrica, foi localizado pelas equipes na cena do crime e foi examinado pelo Núcleo de Perícia Tecnológica e Apoio Técnico (NPTAT) da Perícia Forense. Na ocasião, o laudo de extração de dados revelou que o aparelho deixou de registrar as imagens às 17h32 do dia 2 de março.
Yanny e Rickson apresentavam, além dos ferimentos causados pelo enforcamento, outras lesões compatíveis com luta corporal. Embaixo das unhas de Yanny havia material genético de Rickson, assim como embaixo das unhas dele havia material genético da ex-vereadora. Na investigação, que conta com mais de 400 páginas, foram ouvidas 25 testemunhas.
Morte da vereadora Yanny Brena
Yanny Brena Alencar Araújo era médica e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Como vereadora, alcançou o feito de ser a segunda mulher na história da Câmara da cidade a chegar à presidência, no primeiro mandato eletivo.
Já Rickson Pinto era da cidade de Natal (RN) e namorado de Yanny Brena desde 2020. O jovem tinha uma filha de um relacionamento anterior. O homem também participava de vaquejadas e postava vários conteúdos dos eventos nas redes sociais.
A empregada doméstica que trabalhava para o casal foi a primeira pessoa a encontrar os corpos. Os dois estavam de mãos dadas.
Leia também | Despedida de Yanny Brena: dor e comoção no enterro de vereadora encontrada morta em Juazeiro do Norte