Inauguração

Sobral recebe primeiro Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais

Crie vai funcionar no Hospital Regional Norte (HRN) e a previsão é beneficiar cerca de 5 mil pacientes por ano

Compartilhe:
2 de março de 2024
Luciano Augusto

O Governo do Ceará inaugurou neste sábado (2) em Sobral o primeiro Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) do interior. O equipamento é destinado ao atendimento de pessoas com doenças crônicas ou aquelas de condições especiais que comprometem o sistema imunológico.

O Crie vai funcionar no Hospital Regional Norte (HRN) e a previsão é beneficiar cerca de 5 mil pacientes por ano nos 55 municípios da região Norte. A inauguração contou com a presença da vice-governadora Jade Romero e da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

A utilização do serviço é gratuita, mas requer prescrição médica (de atendimento público ou particular) confirmando a necessidade de aplicação do imunobiológico especial do Crie.

Entre as mais de 50 indicações para vacinas, estão pacientes com doenças crônicas congênitas ou adquiridas que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, câncer, cardiopatia, diabetes mellitus e hipertensão.

No Ceará, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) já conta com um Crie desde o início do projeto do Ministério da Saúde (MS), em 1993. Em agosto de 2021, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) passou a contar com a unidade.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, também é atribuição dos Cries o atendimento a pessoas que apresentam eventos adversos a qualquer vacina.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.