FUNCEME

Após fevereiro chuvoso, Ceará contabiliza 11 açudes sangrando

São, além dos açudes que estão sangrando, 48 com capacidade atual entre 70% e 100%, além de 35 com capacidade entre 50% e 70%

Compartilhe:
4 de março de 2024
Portal GCMAIS

O estado do Ceará chegou à marca de 11 açudes sangrando, na manhã desta segunda-feira (4), em diferentes regiões. O levantamento é feito por meio de dados do Portal Hidrológico do Ceará, maonitorado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maioria deles se concentra na região norte do estado, mas há um deles na região do Jaguaribe.

Após fevereiro chuvoso, Ceará contabiliza 11 açudes sangrando
Foto: Divulgação / Cogerh

São eles, até o momento, os açudes de Mirim (município de Massapê), Forquilha (município de Forquilha), São Vicente (município de Santana do Acaraú), Caldeirões (município de Saboeiro), Itaúna (município de Granja), Patos (município de Sobral), Santa Maria de Aracatiaçu (município de Sobral), Santo Antônio de Aracatiaçu (município de Sobral), São Pedro Timbaúba (município de Miraíma), Cauhipe (município de Caucaia e Germinal (município de Pacoti).

Além disso, no Ceará são hoje 59 açudes com capacidade acima dos 70%, refletindo resultados de um mês de chuvas intensas em fevereiro. Em Fortaaaleza, por exemplo, foi registrada média de 484,1 milímetros de chuva no mês, conforme a Funceme, sendo esse o maior número para o período desde o início da série histórica, em 1974. Outros municípios em que choveu mais do que em Fortaleza, em fevereiro, foram: Barroquinha (603,9 mm), Camocim (592 mm), Caucaia (546 mm) e Eusébio (500 mm).

São hoje, no Ceará, 11 açudes sangrando e mais 48 com capacidade entre 70% e 100%, além de 35 com capacidade entre 50% e 70%. Há ainda 18 açudes com capacidade entre 30% e 50% e outros 45 com capacidade abaixo de 30%.

Previsão

Conforme a Funceme, o Ceará poderá ter chuva fraca e moderada em todas as macrorregiões nesta segunda (4) e na terça-feira (5). Dados da Fundação também apontam que 81 dos 184 municípios cearenses apresentaram registro de chuva das 7 horas de sábado (2) às 7 horas deste domingo (3). O maior volume de chuva veio de Massapê (83.0 mm), a 259,4 km de Fortaleza. Confira a lista das maiores chuvas no fim da matéria.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ao longo da segunda-feira, a Funceme indica chuvas no Sertão Central, Inhamuns, Cariri e Jaguaribana. Nas demais macrorregiões, há uma alta possibilidade de chuva isolada, com um céu variando de nublado a poucas nuvens.

Previsão do tempo para o Ceará

Segunda (4)

Céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana. Nas demais macrorregiões, alta possibilidade de chuva isolada.

Terça (5)

Céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana. Nas demais macrorregiões, alta possibilidade de chuva isolada

Previsão do tempo para Região Metropolitana de Fortaleza

Segunda (4)

Da madrugada a manhã, céu parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado a poucas nuvens.

Terça (5)

Da madrugada a manhã, céu parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado a poucas nuvens.

Leia também | Ceará deve ter chuva fraca e moderada até terça-feira (5), diz Funceme

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.