Dez tremores de terra foram detectados no município de Maranguape, no Ceará, durante a madrugada desta segunda-feira (4). Os eventos, que variaram de 1.0 a 1.8 na escala Richter (mR), foram confirmados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSiS/UFRN), responsável pelo monitoramento dos eventos sísmicos no Ceará.
Segundo o Instituto, os tremores ocorreram com baixa intensidade, e ainda não há relatos de residentes sobre a percepção dos eventos. Embora considerados normais e não representarem perigo devido à sua pequena magnitude, o laboratório continua atento ao monitoramento da atividade sísmica na região.
O LabSiS também apontou que os tremores são originários de uma falha geológica ativa na área. Apesar das baixas intensidades registradas, o número significativo de dez eventos demonstra a atividade contínua na região. O tremor mais forte desta série teve uma magnitude preliminar de 1.8 mR.
Tremores de terra no Ceará em 2023
Em maio de 2023, Maranguape também foi alvo de eventos sísmicos consecutivos, quando seis tremores foram registrados na região. O tremor mais intenso alcançou uma magnitude de 2.2 mR, enquanto o menor foi registrado em 1.1 mR, dois dias após o primeiro evento.
Moradores do município relataram ter sentido e ouvido os tremores. Nas redes sociais, um vídeo compartilhado mostrou danos em estruturas, como rachaduras em paredes e pisos, causados pelo tremor na noite do dia 2 de maio. O fenômeno também foi percebido na Serra do Lagedo, onde alguns residentes descreveram a sensação de balanço em suas casas e móveis.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Outros municípios
O Ceará registrou, em abril de 2023, seis tremores de terra, conforme o LabSis/UFRN. Os abalos sísmicos ocorreram em Alcântaras, na região norte do estado, em Beberibe, no litoral leste, em Maranguape (Região Metropolitana) e Caridade (Sertão Central).
No dia 9 de abril, domingo de Páscoa, as estações sismográficas operadas pelo LabSis registraram um tremor às 6h33 (hora local), na região do município de Alcântaras, no estado do Ceará. De acordo com a análise técnica, a magnitude preliminar deste evento foi calculada em 2.0 mR. Segundo informações da Defesa Civil, o tremor foi sentido na região da Serra de Meruoca, que fica próximo ao município de Sobral. A atividade sísmica não causou nenhum dano estrutural.
Leia também | Ceará registra 4 tremores de terra em abril, indica UFRN