Ícone do site Portal GCMAIS

Estudo que avalia degradação do Parque do Cocó será apresentado dia 16 de março

Estudo que avalia degradação do Parque do Cocó será apresentado dia 16 de março

Foto: Reprodução

O estudo que avalia a situação da degradação do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza,  já está pronto e será apresentado no próximo dia 16 de março. A criação de um grupo técnico para diagnosticar a área afetada pelo incêndio foi feito depois que os trabalhos para debelar as chamas foram finalizados. O local foi atingido por um incêndio entre os dias 17 e 20 de janeiro deste ano.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Até o presente momento a Sema não tornou esse documento público nem disse as ações que seriam propostas e as que seriam tomadas. Quando houve outros incêndios o governo do Estado se propôs a recuperar essas áreas, foram feito estudos, mas nada foi posto em prática. O parque do Cocó ficou 11 meses sem um administrador, isso no deixa ainda mais apreensivo”, explicou o ambientalista e membro do movimento Pró-Árvore, Leonardo Jales.

A área afetada pelo incêndio foi equivalente a uma extensão de quatro campos de futebol. o fogo foi registrado na vegetação do local que é uma área de preservação ambiental.

Para o deputado estadual Renato Roseno que também atua na área de defesa do Meio Ambiente e está acompanhando também esse caso, é preciso averiguar de forma urgente as causas e impactos ambientais do incêndio no Parque do Cocó, mas destacou também que é fundamental ampliar as brigadas de incêndio não só em Fortaleza, mas em todo o Ceará.

Publicidade

“A realidade das mudanças climáticas ela já é presente, então a possibilidade de incêndios florestais em unidades de conservação podem se avolumar e a gente tem que está precavido a isso. O Parque do Cocó é talvez a nossa unidade mais visível , a mais conhecida, mas há dezenas de outras unidades em todo o Estado que precisam dessa atenção”, afirmou Roseno.

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará disse em nota que o resultado dos estudos sobre os impactos causados pelo incêndio no Parque Estadual do Cocó serão entregues em um evento agendado para 16 de março, no ato que marcará a abertura da Festa Anual das Àrvores 2024 com a participação do governador Elmano de Freitas.

Incêndio no Parque do Cocó

O incêndio no Parque do Cocó iniciou na noite do dia 17 de janeiro deste ano. No auge das chamas, a fumaça se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou até o município de Caucaia, distante 30 km do parque. As chamas só foram controladas no dia 20 de janeiro após um intenso trabalho dos bombeiros no local.

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil, com área de 1.581,29 hectares.

Leia também | Estacionamento de shopping é tomado por fumaça de incêndio do Parque do Cocó

Sair da versão mobile