PRAIA DE IRACEMA

Demolição do Edifício São Pedro deve ter duração de 90 dias

O processo de demolição do prédio na Praia de Iracema inicia nesta terça-feira (5)

Compartilhe:
5 de março de 2024
Portal GCMAIS

A demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, deve se estender pelos próximos 90 dias, conforme previsto pelo secretário municipal da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (5), durante coletiva sobre a operação, anunciada na véspera pelo prefeito José Sarto.

Demolição do Edifício São Pedro deve ter duração de 90 dias
Foto: Reprodução

Os imóveis já foram desocupados e a região do entorno do edifício já está isolada pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Conforme o secretário, a intervenção deve somar um custo de R$ 1,7 milhão, que deverá ser cobrado dos proprietários do edifício.

Segundo Sarto, ao anunciar a demolição, a derrubada será feita por “grande risco de desmoronamento”. O prédio está instalado no local desde 1951, chamado de Iracema Plaza Hotel. “Diante da falta de intervenções por parte dos proprietários e do decreto do Governo do Estado revogando a declaração de interesse público do imóvel, a situação exige providências, sob pena de colocar mais vidas em risco. Por todas essas razões, a Prefeitura tomou a decisão de fazer imediatamente, por conta própria, a demolição do prédio e cobrar dos proprietários o ressarcimento pelos custos desse serviço”, publicou  o gestor municipal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sarto afirmou ainda que não há sentido em manter a edificação no local pois o mesmo oferece risco aos moradores e visitantes. “As obras de requalificação da Praia da Iracema estão avançando em ritmo acelerado e, agora, vamos iniciar os serviços de pavimentação ali, justamente no entorno do edifício São Pedro. Um serviço que vai fortalecer ainda mais o turismo, estimular o empreendedorismo, proporcionar lazer para moradores da região e de toda a Cidade. E não há qualquer cabimento em fazer uma requalificação como essa para atrair mais pessoas para aquela área e manter uma edificação que coloque em risco a vida dos trabalhadores e dos visitantes”, complementou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GCMAIS (@gcmais)

Histórico do Edifício São Pedro

O início do mercado hoteleiro na orla marítima de Fortaleza se deu em 1951 com a instalação do “Copacabana Palace cearense”, o Iracema Plaza Hotel. O edifício passou a ser conhecido por sua arquitetura exótica inspirada em hotéis de luxo de Miami, frequentemente comparado a um navio, além de ter sido o primeiro edifício de mais de três andares a ser construído na Praia de Iracema.

O prédio foi primeiramente idealizado para ser um hotel, mas acabou tendo lugar para apartamentos residenciais e comerciais. São sete andares – com o último andar inacabado -, 200 apartamentos e 12.000m² de área total. Juntamente com as atividades hoteleiras, o Iracema Plaza se tornou frequentado não apenas por ser um hotel de requinte, mas também por abrigar o famoso restaurante “Panela”, conhecido por todo fortalezense da época que quisesse saborear uma culinária internacional e nacional.

No fim da década de 1970, o hotel teve suas portas fechadas e tornou-se um prédio exclusivamente residencial, com um novo nome: Edifício São Pedro. Com o passar dos anos, o local serviu de morada para grandes nomes cearenses, como o cantor Ednardo e o jornalista Lúcio Brasileiro.

O prédio trouxe para a cidade de Fortaleza o início do processo de construção de vários hotéis e prédios na Praia de Iracema, assim como muitos comércios. A alta sociedade alencarina usufruiu por três décadas do Iracema Plaza Hotel, juntamente com o restante da população que desejava colocar os pés no hotel.

Leia também | Como o Edifício São Pedro passou do glamour de uma era ao retrato do abandono

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.