EM FORTALEZA

Peça Eu amarelo, sobre Carolina Maria de Jesus, segue em cartaz até 17 de março

Nesta quinta-feira (7), haverá uma sessão promocional com entrada gratuita para clientes CAIXA, além de contar com acessibilidade em LIBRAS.

Compartilhe:
5 de março de 2024
Portal GCMAIS

Permanece em cartaz em Fortaleza a peça Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus. As  apresentações acontecem no período de 7 a 10 e de 15 a 17 de março na CAIXA Cultural Fortaleza. A montagem apresenta um retrato contundente da autora e ex-catadora de papel que se transformou na maior escritora negra do país do século XX.

Peça Eu amarelo, sobre Carolina Maria de Jesus, segue em cartaz até 17 de março
Foto: Reprodução

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Nesta quinta-feira (7), haverá uma sessão promocional com entrada gratuita para clientes CAIXA, além de contar com acessibilidade em LIBRAS. O par de ingressos pode ser retirado na bilheteria do equipamento, no mesmo local onde também podem ser adquiridos os ingressos para os demais dias. O projeto conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

O espetáculo Eu amarelo é protagonizado pela atriz Cyda Moreno e apresenta três momentos cruciais na vida da escritora: sua vida na favela, que resultou em diários; a ascensão literária, que a tornou um fenômeno editorial de vendas e, por último, o seu esquecimento total. O livro Quarto de Despejo serviu de base para a adaptação teatral e evidencia as inquietudes sociais e as experiências emocionais de quem vive na falta, além de apontar a trajetória ímpar da escritora, que deixou mais de 4.500 páginas em seus manuscritos.

O dramaturgo Elissandro de Aquino foi indicado ao Prêmio Shell 2023, pela composição da peça “Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus”, que apresenta fragmentos do legado de Carolina Maria de Jesus por meio de outras obras, como Diário de Bitita e Casa de Alvenaria, além de pesquisa biográfica e provérbios.

Peça Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus

Fenômeno literário nos anos de 1960, Carolina Maria de Jesus só foi redescoberta na década de 1990. No exterior, porém, ela nunca deixou de ser lida e estudada, sobretudo nos Estados Unidos, onde Quarto de Despejo, traduzido como Child of the Dark, é utilizado nas escolas. “Sua obra, que inspira autores como Conceição Evaristo e Elisa Lucinda, apresenta um retrato real e profundo de quem vive à margem, na luta pelo pão de cada dia sem perder a fé, a coragem e o sonho que transcende e inspira”, destaca o dramaturgo Elissandro de Aquino.

Serviço:

Espetáculo Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema Horários: quinta, sextas e sábado, às 20h; domingos às 19h

Datas: 7 a 10 e 15 a 17 de março de 2024

Ingressos: R$ 15 (meia entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei) e R$ 30 (inteira) | Vendas na bilheteria da CAIXA Cultural.

Funcionamento da bilheteria: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h

Classificação indicativa: livre

Leia também | Ceará tem alerta vermelho para chuvas intensas nesta quinta-feira (15)

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.