Ícone do site Portal GCMAIS

IDT realiza mutirão para inclusão de mulheres no mercado de trabalho no Ceará

IDT realiza mutirão para inclusão de mulheres no mercado de trabalho no Ceará

Foto: Tatiana Fortes / Governo do Ceará

É lançado nesta quarta-feira (6) o mutirão do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) que tem como objetivo alavancar a inclusão de mulheres cearenses no mercado de trabalho. A iniciativa é promovida em conjunto com a Secretaria das Mulheres e a Secretaria do Trabalho, da gestão estadual, e contará também com a participação do Ceará Credi Mulher.

Com isso, serão realizados processos seletivos na unidade do Centro do IDT/Sine ao longo do dia, englobando diversos setores. Também são ofertados serviços de saúde, encaminhamento para qualificação e palestra de orientação para atuarem como trabalhadoras autônomas.

O projeto é feito para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, antecipando ainda outras ações previstas para a semana. No próprio 8 de março, a iniciativa terá continuidade em toda a rede do IDT/Sine, com seleções para mais de 700 vagas de emprego nas unidades do Instituto.

Discriminação

Para o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, a proposta é uma alternativa para diminuir a discriminação que ocorre hoje no mercado de trabalho. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as mulheres foram contempladas com apenas 38% das novas vagas de emprego em 2023.

Publicidade

Além disso, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) demonstram que, enquanto a taxa de desemprego masculina no quarto trimestre de 2023 ficou em 8,7%, entre as mulheres foi de 10,5% – uma diferença no patamar de 3,1 pontos percentuais.

“Esperamos poder contribuir para a mudança dessa realidade, por meio de ações que possibilitem a autonomia financeira das mulheres através da inserção produtiva, seja pelo trabalho com carteira assinada ou pelo empreendedorismo”, pontua o secretário.

O presidente do IDT, Raimundo Angelo, orienta que “as trabalhadoras que não conseguirem comparecer, podem ir em qualquer Unidade do IDT/Sine, não importa o dia, com a sua documentação completa, para o encaminhamento às oportunidades de emprego”.

Serviço
Mutirão de atendimento de trabalho para mulheres
Dia: 06/03/2024
Horário: A partir de 8h
Local: Unidade do IDT/Sine Centro (Rua Assunção, 699)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Micro e pequenas empresas empregam 80% da população com carteira assinada

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile