Ícone do site Portal GCMAIS

Bicheiro Bernardo Bello é procurado pela polícia do Rio de Janeiro

Bicheiro Bernardo Bello é procurado pela polícia do Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

Bernardo Bello, visto como um dos líderes atuais do jogo do bicho no Rio de Janeiro, foi alvo de uma operação conjunta realizada pelo Ministério Público (MP) e pela Polícia Civil nesta quinta-feira (7). A operação tem como objetivo desmantelar uma suposta organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro. Segundo as autoridades, existem cinco ordens de prisão pendentes contra Bello por diversos delitos.

Bello, que assumiu o controle das atividades da família Garcia após a morte de seu ex-sogro, o bicheiro Waldermir Paes Garcia, em 2004, é uma figura proeminente na nova geração de líderes do jogo do bicho. Em meio a disputas pelo poder dentro do clã Garcia, ele consolidou sua influência sobre pontos de jogo e a exploração de máquinas caça-níqueis em áreas específicas do Rio de Janeiro.

Os conflitos dentro do submundo do crime resultaram em uma série de assassinatos e acusações. Bernardo Bello foi acusado de ordenar um ataque contra sua ex-cunhada, Shanna Garcia, em 2019, e foi implicado na morte de seu tio, Bid, em 2020. Embora tenha sido preso na Colômbia em 2022 sob suspeita de ter planejado o assassinato de Bid, ele foi libertado para enfrentar as acusações no Brasil.

As investigações sugerem que as disputas estão relacionadas ao espólio de R$ 25 milhões deixado por Maninho Garcia, pai de Bernardo. Além disso, Bello já ocupou o cargo de presidente da escola de samba Unidos de Vila Isabel, evidenciando os laços estreitos entre os bicheiros do Rio e o mundo do samba.

Esta não é a primeira vez que Bernardo Bello enfrenta problemas com a lei. No ano passado, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou uma operação para prender Bello e outros membros de sua quadrilha, acusados de lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho e da operação de máquinas caça-níqueis. As investigações tiveram início em 2020.

Publicidade

Leia também | Região Metropolitana de Fortaleza concentra maiores chuvas no Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile