As chuvas registradas na manhã desta sexta-feira (8) em Fortaleza e na Região Metropolitana têm gerado transtornos para moradores de diferentes áreas, principalmente com alagamentos de ruas e avenidas. O acúmulo de água nas vias dificulta a passagem de pedestres, motocicletas e até de carros.
As chuvas desta sexta, no Ceará, tem sido mais intensas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de outros municípios do litoral cearense. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram 55 mm de chuva na capital cearense, havendo destaque também para Beberibe (102 mm), Cascavel (93 mm) e Maranguape (90 mm).
As precipitações desta manhã podem gerar não apenas transtornos, mas também situações de risco, como sinalizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Instituto emitiu alerta laranja de perigo, pelas chuvas intensas, para o município de Fortaleza. O alerta, que tem duração até a manhã deste sábado (9), também vale para todo o litoral do Ceará, incluindo um total de 89 municípios.
O órgão prevê, com isso, chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Além dos alagamentos na Região Metropolitana de Fortaleza, as chuvas oferecem riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de descargas elétricas.
Com esse alerta, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Chuvas: Inmet emite alerta laranja para todo o Ceará pelo segundo dia seguido